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Revista M&T - Ed.195 - Outubro 2015
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A Era das Máquinas

Pioneirismo na indústria britânica

Modelo 3C foi uma das muitas inovações que marcaram a trajetória da empresa

A empresa JCB foi fundada por Joseph Cyril Bamford em 1945 na Grã-Bretanha, logo após o final da Segunda Grande Guerra Mundial. Eram tempos difíceis, mas a busca por inovação e melhoria contínua tornou-se uma marca da empresa desde aquela época. Bamford iniciou seu negócio com a fabricação de reboques agrícolas basculantes numa garagem alugada em Uttoxeter, Staffordshire, usando sobras de equipamento militar e uma máquina de solda de segunda mão para produzir as carretas, que seriam tracionadas por uma então nova geração de tratores de pneus.

A tecnologia rapidamente progrediu e Bamford começou a desenvolver reboques de quatro rodas com sistema hidráulico, em lugar dos modelos de duas rodas que já produzia, iniciando sua fabricação em 1948. No ano seguinte, começou a produzir um equipamento que viria a ser um dos mais importantes de sua linha: a Major Loader, projetada para ser instalada em um trator Fordson Major, bastante popular na época, o que possibilitou a venda de milhares de unidades.

No final de 1950, a empresa se mudou para Rocester, no mesmo distrito, onde sua sede permanece até hoje. Dois anos depois, numa viagem à Noruega, Bamford conheceu uma retroescavadeira rudimentar, na qual se inspirou para desenvolver a MK1, um trator Fordson com uma escavadeira hidráulica acoplada na traseira, uma Major Loader na dianteira e uma cabina opcional. Nascia assim a primeira retroescavadeira moderna.

Em 1953, as máquinas ganharam a aparência atual, na cor amarelas com o logo JCB estampado. Na época, foram criadas a carregadeira Si-Draulic, com grande alcance traseiro vertical e horizontal, e a Loadover, com uma caçamba com movimento transversal, da qual no entanto só foram produzidas duas unidades.

O fundador Joseph Cyril Bamford (1916-2001): visionário

Em 1956, foi criada a JC Bamford Limited, no ano seguinte, foi lançada a Hydra-Digga. Essa inovação seria seguida pela Loadall (em 1958) e uma combinação das duas com a Hydra-Digga Loadall (em 1959), compondo uma retroescavadeira autêntica com o chassi atuando na compensação dos esforços. Essa máquina seri


Modelo 3C foi uma das muitas inovações que marcaram a trajetória da empresa

A empresa JCB foi fundada por Joseph Cyril Bamford em 1945 na Grã-Bretanha, logo após o final da Segunda Grande Guerra Mundial. Eram tempos difíceis, mas a busca por inovação e melhoria contínua tornou-se uma marca da empresa desde aquela época. Bamford iniciou seu negócio com a fabricação de reboques agrícolas basculantes numa garagem alugada em Uttoxeter, Staffordshire, usando sobras de equipamento militar e uma máquina de solda de segunda mão para produzir as carretas, que seriam tracionadas por uma então nova geração de tratores de pneus.

A tecnologia rapidamente progrediu e Bamford começou a desenvolver reboques de quatro rodas com sistema hidráulico, em lugar dos modelos de duas rodas que já produzia, iniciando sua fabricação em 1948. No ano seguinte, começou a produzir um equipamento que viria a ser um dos mais importantes de sua linha: a Major Loader, projetada para ser instalada em um trator Fordson Major, bastante popular na época, o que possibilitou a venda de milhares de unidades.

No final de 1950, a empresa se mudou para Rocester, no mesmo distrito, onde sua sede permanece até hoje. Dois anos depois, numa viagem à Noruega, Bamford conheceu uma retroescavadeira rudimentar, na qual se inspirou para desenvolver a MK1, um trator Fordson com uma escavadeira hidráulica acoplada na traseira, uma Major Loader na dianteira e uma cabina opcional. Nascia assim a primeira retroescavadeira moderna.

Em 1953, as máquinas ganharam a aparência atual, na cor amarelas com o logo JCB estampado. Na época, foram criadas a carregadeira Si-Draulic, com grande alcance traseiro vertical e horizontal, e a Loadover, com uma caçamba com movimento transversal, da qual no entanto só foram produzidas duas unidades.

O fundador Joseph Cyril Bamford (1916-2001): visionário

Em 1956, foi criada a JC Bamford Limited, no ano seguinte, foi lançada a Hydra-Digga. Essa inovação seria seguida pela Loadall (em 1958) e uma combinação das duas com a Hydra-Digga Loadall (em 1959), compondo uma retroescavadeira autêntica com o chassi atuando na compensação dos esforços. Essa máquina seria substituída pela JCB 4 em 1960.

Em 1961 foi lançada a JCB 3 e, em 1963, a JCB 3C, esta com uma série de inovações, como o deslocamento transversal do conjunto retro. No ano seguinte, foi lançada a JCB 7, a primeira escavadeira sobre esteiras. Em 1968, foi adquirida a Lancashire’s Chaseside Engineering Company, empresa pioneira na produção de escavadeiras sobre pneus, ampliando a linha de produtos da marca.

EXPANSÃO

A década de 70 se inicia com a abertura da fábrica de Whitemarsh, em Baltimore, marcando o início das ações nos Estados Unidos. Em 1971, foi lançada a carregadeira hidrostática sobre esteiras JCB 110, uma máquina extremamente avançada para a época, além de novos modelos a cada ano.

O fundador Joseph Cyrill Bamford se aposentou em 1975, passando a presidência para seu filho, Anthony Bamford que, percebendo o potencial do mercado indiano, fez uma joint venture em 1979 com um fabricante local, obtendo grande sucesso.

Outro conceito pioneiro foi introduzido na época, com o desenvolvimento do manipulador telescópico 520. Lançado em 1977, o projeto levou ao desenvolvimento do conceito Loadall. No início da década de 80, foi apresentado um dos produtos mais importantes da história da JCB: a retroescavadeira 3CX, cujo modelo Sitemaster, lançado no final de 1981, tornaria-se o maior sucesso de vendas da empresa.

Em 1986, foi iniciado outro projeto inovador, conhecido por Projeto 130. Quatro anos depois foi lançado o primeiro trator de alta velocidade, o JCB Fastrac, revolucionando o projeto dessas máquinas. Nesse mesmo ano foi lançada a retroescavadeira 2CX, atendendo às solicitações de uma versão mais compacta da 3CX.

Em 1991, a empresa introduziu uma nova linha de retroescavadeiras e firmou uma joint venture com a empresa Sumitomo, para fabricação de suas escavadeiras no Reino Unido e atendimento direto ao mercado europeu.  Ao celebrar seu 50º aniversário, em 1995, a JCB vendeu sua unidade número 200 mil, tornando-se a maior produtora de retroescavadeiras do mundo. Em 1997, lançou outro conceito inovador, o Teletruk, também desta vez com grande sucesso.

Museu da JCB em Rocester, na Inglaterra, reúne equipamentos históricos da marca

NOVO SÉCULO

O século XXI se inicia com a abertura de um Centro Mundial de Peças em Rocester, a inauguração de uma fábrica no Brasil e o início da produção de retroescavadeiras em Savannah, nos EUA. Em 2005, com a compra da empresa alemã Vibromax, a JCB dá início às operações na China, além de substituir os motores Perkins da 3CX e da 4CX pelo motor 444, de fabricação própria.

A partir de 2010, a empresa passa a investir na eficiência e produtividade de suas máquinas com a Linha Eco e, como um tributo a seu espírito pioneiro, inaugurou a primeira academia britânica destinada ao desenvolvimento da engenharia do futuro.

Leia na próxima edição: Uma revolução nas minas subterrâneas

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