FECHAR
FECHAR
16 de outubro de 2015
Voltar
A Era das Máquinas

Pioneirismo na indústria britânica

Modelo 3C foi uma das muitas inovações que marcaram a trajetória da empresa

A empresa JCB foi fundada por Joseph Cyril Bamford em 1945 na Grã-Bretanha, logo após o final da Segunda Grande Guerra Mundial. Eram tempos difíceis, mas a busca por inovação e melhoria contínua tornou-se uma marca da empresa desde aquela época. Bamford iniciou seu negócio com a fabricação de reboques agrícolas basculantes numa garagem alugada em Uttoxeter, Staffordshire, usando sobras de equipamento militar e uma máquina de solda de segunda mão para produzir as carretas, que seriam tracionadas por uma então nova geração de tratores de pneus.

A tecnologia rapidamente progrediu e Bamford começou a desenvolver reboques de quatro rodas com sistema hidráulico, em lugar dos modelos de duas rodas que já produzia, iniciando sua fabricação em 1948. No ano seguinte, começou a produzir um equipamento que viria a ser um dos mais importantes de sua linha: a Major Loader, projetada para ser instalada em um trator Fordson Major, bastante popular na época, o que possibilitou a venda de milhares de unidades.

No final de 1950, a empresa se mudou para Rocester, no mesmo distrito, onde sua sede permanece até hoje. Dois anos depois, numa viagem à Noruega, Bamford conheceu uma retroescavadeira rudimentar, na qual se inspirou para desenvolver a MK1, um trator Fordson com uma escavadeira hidráulica acoplada na traseira, uma Major Loader na dianteira e uma cabina opcional. Nascia assim a primeira retroescavadeira moderna.

Em 1953, as máquinas ganharam a aparência atual, na cor amarelas com o logo JCB estampado. Na época, foram criadas a carregadeira Si-Draulic, com grande alcance traseiro vertical e horizontal, e a Loadover, com uma caçamba com movimento transversal, da qual no entanto só foram produzidas duas unidades.

O fundador Joseph Cyril Bamford (1916-2001): visionário

Em 1956, foi criada a JC Bamford Limited, no ano seguinte, foi lançada a Hydra-Digga. Essa inovação seria seguida pela Loadall (em 1958) e uma combinação das duas com a Hydra-Digga Loadall (em 1959), compondo uma retroescavadeira autêntica com o chassi atuando na compensação dos esforços. Essa máquina seria substituída pela JCB 4 em 1960.

Em 1961 foi lançada a JCB 3 e, em 1963, a JCB 3C, esta com uma série de inovações, como o deslocamento transversal do conjunto retro. No ano seguinte, foi lançada a JCB 7, a primeira escavadeira sobre esteiras. Em 1968, foi adquirida a Lancashire’s Chaseside Engineering Company, empresa pioneira na produção de escavadeiras sobre pneus, ampliando a linha de produtos da marca.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral