FECHAR
FECHAR
05 de junho de 2018
Voltar
Lançamento

Pedindo passagem no mercado

Ao lançar o novo Cargo 2431, a Ford Caminhões reforça sua estratégia para ganhar uma maior participação no segmento de caminhões médios do mercado brasileiro

Com uma retomada mais consistente do mercado de caminhões, a Ford é uma das montadoras que vêm investindo no lançamento de novos produtos para o mercado nacional, com destaque para modelos trucados médios, como o recém-lançado Cargo Power 2431 6x2, apresentado em abril à imprensa especializada.

A aposta no segmento atesta a importância crescente desse tipo de veículo para a indústria brasileira, especialmente pela versatilidade oferecida pelos modelos 6x2 no transporte de bens manufaturados, principalmente, mas não apenas. “De fato, esses caminhões podem ser utilizados em vários tipos de aplicações, como no agronegócio, por exemplo, com carroceria fechada tipo baú de alumínio ou frigorífico, carroceria aberta para carga seca e transporte de gás, além de ser utilizado como tanque, basculante, coletor de resíduos e guindauto, dentre vários tipos de implementos”, diz Guilherme Teles, gerente de marketing da Ford Caminhões.

CRESCIMENTO

A estratégia da empresa tem outro “gancho” irrefutável. Atualmente, como relata Oswaldo Ramos, diretor de vendas e marketing da Ford Brasil, o segmento de caminhões médios 6x2 é um dos nichos mais importantes do mercado, sendo responsável por 17% das vendas totais no país. “O caminhão 6x2 é considerado um dos mais relevantes para a indústria, uma vez que em cada cinco caminhões comercializados, um é trucado”, complementa.

Neste ano, a indústria de caminhões projeta um crescimento acima de 40%, com vendas de algo em torno de 74 mil unidades. Já no segmento de caminhões com chassi rígido, a expectativa da fabricante é que a indústria obtenha um avanço em torno de 22%. “Tradicionalmente, a Ford sempre teve uma forte presença nos segmentos de caminhões semileves e leves, com uma expressiva participação no ano passado de 34,1% e 31,4%, respectivamente”, comenta Ramos. “Agora, com o lançamento da linha Cargo Power, a marca quer ampliar sua fatia também nos médios 4x2, médios 6x2 e pesados 6x4, categorias que em 2017 registraram participações de 17,2%, 16,3% e 15,6%, respectivamente”, detalha.

ATUALIZAÇÃO

Escalado para liderar a estratégia de crescimento, o novo modelo 2431 tem peso bruto total de 24 toneladas e traz como principal destaque o novo motor Cummins ISB 6.7, com potência de 306 cv a 2.100 rpm e torque de 1.100 Nm. Segundo a montadora, trata-se do propulsor mais potente do mercado na faixa de até 7 litros. “Comparado ao motor do Cargo 2429 6x2, essa versão traz um ganho de 16% no torque final”, garante Nelson Palmério, gerente de powertrain da Ford Caminhões.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral