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Revista M&T - Ed.196 - Novembro 2015
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Comércio Exterior

Oportunidades para todos

Para muitos empresários brasileiros, o comércio exterior parece ser um objetivo muito distante, mas a internacionalização pode virar realidade até com certa facilidade
Por Renan Rossi Diez

Muitas empresas brasileiras possuem o sonho de internacionalização. O que muitas delas não sabem é que esse sonho pode virar realidade, até mesmo com certa facilidade. Aliás, há pelo menos uma década a globalização dos mercados já é um fato para diversas empresas locais.

Com a evolução acelerada da tecnologia, os novos modelos de negócios e o rápido avanço da internet, a concorrência tem se tornado brutal. É neste contexto que o comércio exterior surge como aliado das empresas na busca por novos mercados e produtos, posicionando-as num patamar mais elevado do que ocupam atualmente.

Em tempos de crise, é necessário quebrar rapidamente alguns tabus persistentes no empresariado brasileiro. Nesse sentido, desmistificar o comércio exterior é fundamental para a evolução de nossas empresas. O comércio exterior parece um objetivo distante para muitos empresários, talvez por desconhecimento, pela sensação de dificuldade de sucesso ou mesmo pela tão enraizada burocracia. No entanto, todas essas condições podem ser superadas ao passo que o empresário se familiarize com o comércio exterior e, principalmente, conte com uma boa consultoria para condução de seus negócios.

DIFERENCIAL

A importação garante uma vantagem competitiva como diferencial de mercado. Por vezes, importar equipamentos, peças, matérias primas e, principalmente, máquinas e equipamentos, pode garantir um crescimento significativo para a empresa, sendo capaz de gerar economia, lucro e inovação para se destacar perante a concorrência.

Já a exportação significa a conquista de novos mercados. Por meio do reconhecimento da marca no exterior, a empresa garante um ponto de equilíbrio mais sólido que as demais, garantindo a venda de seus produtos para mercados em que a crise não constitui uma preocupação vigente.

De fato, o comércio internacional é um mundo de oportunidades. As empresas devem experimentar as vantagens de estar inseridas no mercado global, independentemente de seu tamanho. No comércio exterior, as oportunidades são para todos.

O primeiro passo para internacionalizar uma empresa é habilitá-la no Radar, da Receita Federal. Com a nova Legislação sobre o tema, a burocracia foi consideravelm


Muitas empresas brasileiras possuem o sonho de internacionalização. O que muitas delas não sabem é que esse sonho pode virar realidade, até mesmo com certa facilidade. Aliás, há pelo menos uma década a globalização dos mercados já é um fato para diversas empresas locais.

Com a evolução acelerada da tecnologia, os novos modelos de negócios e o rápido avanço da internet, a concorrência tem se tornado brutal. É neste contexto que o comércio exterior surge como aliado das empresas na busca por novos mercados e produtos, posicionando-as num patamar mais elevado do que ocupam atualmente.

Em tempos de crise, é necessário quebrar rapidamente alguns tabus persistentes no empresariado brasileiro. Nesse sentido, desmistificar o comércio exterior é fundamental para a evolução de nossas empresas. O comércio exterior parece um objetivo distante para muitos empresários, talvez por desconhecimento, pela sensação de dificuldade de sucesso ou mesmo pela tão enraizada burocracia. No entanto, todas essas condições podem ser superadas ao passo que o empresário se familiarize com o comércio exterior e, principalmente, conte com uma boa consultoria para condução de seus negócios.

DIFERENCIAL

A importação garante uma vantagem competitiva como diferencial de mercado. Por vezes, importar equipamentos, peças, matérias primas e, principalmente, máquinas e equipamentos, pode garantir um crescimento significativo para a empresa, sendo capaz de gerar economia, lucro e inovação para se destacar perante a concorrência.

Já a exportação significa a conquista de novos mercados. Por meio do reconhecimento da marca no exterior, a empresa garante um ponto de equilíbrio mais sólido que as demais, garantindo a venda de seus produtos para mercados em que a crise não constitui uma preocupação vigente.

De fato, o comércio internacional é um mundo de oportunidades. As empresas devem experimentar as vantagens de estar inseridas no mercado global, independentemente de seu tamanho. No comércio exterior, as oportunidades são para todos.

O primeiro passo para internacionalizar uma empresa é habilitá-la no Radar, da Receita Federal. Com a nova Legislação sobre o tema, a burocracia foi consideravelmente reduzida, bem como o prazo para análise do pleito. Uma consultoria especializada na área de comércio exterior é capaz de ajudar a empresa a dar esse primeiro passo. Fique de olhos abertos, pois o mercado interno pode estar ficando pequeno para o potencial de sua empresa.

*Renan Rossi Diez é consultor aduaneiro, graduado em Direito pela PUC/Campinas e sócio-diretor na Intervip Comércio Exterior.

 

 

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