FECHAR
FECHAR
10 de janeiro de 2019
Voltar
Editorial

O farol da indústria na América Latina

“A M&T Expo é a expressão máxima do protagonismo brasileiro na indústria latino-americana da construção, mostrando o que de mais relevante há em termos de alta tecnologia em seus corredores, estandes, arenas, conferências e palestras.”

A recém-finalizada 10ª edição da M&T Expo – Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e Mineração tem tudo para marcar época. Além de inaugurar uma promissora parceria com a Messe München em sua realização, a feira teve o mérito insofismável de reunir o setor em um momento de grande ansiedade por crescimento, acalentando novas expectativas em seus players, assim como estimulando novos negócios e projetos após anos muito difíceis de atuação.

A presença das principais marcas de máquinas e equipamentos do mundo também não pode deixar de ser destacada. Como principal parque industrial da América Latina, o Brasil se notabiliza por sediar inúmeras filiais de multinacionais desta indústria há décadas, sem falar das diversas empresas e iniciativas nacionais de grande valor, tornando-se referência continental no segmento. E a M&T Expo é a expressão máxima desse protagonismo, em que tudo o que há de mais relevante em termos de alta tecnologia pode ser sempre conferido em seus corredores, estandes, arenas, conferências e palestras técnicas. Nunca foi diferente, e a 10ª edição confirmou a tradição.

Mas o evento também pode ser lido como uma contribuição inestimável do setor para a recuperação da economia brasileira. Afinal, a infraestrutura e a construção, focos dos avançados produtos mais uma vez reunidos no São Paulo Expo (muitos em primeira mão e em lançamentos globais), precisam se amparar na produtividade para almejar dias melhores, trazendo de volta a competitividade brasileira na área e sanando dívidas históricas do país em termos de saneamento, energia, habitação e logística, para citar apenas algumas áreas.

De conhecimento geral, um dos maiores desafios no setor da construção – em crise profunda desde 2015 – é justamente a retomada do crescimento. E uma das soluções apontadas por especialistas para o problema é a disseminação de novas tecnologias, de modo a obter maior qualidade dos projetos. E isso, evidentemente, passa de forma significativa pelos bens de capital móveis, como sempre as maiores estrelas da M&T Expo 2018.

Pela décima vez em 23 anos, a Sobratema – agora reforçada pela Messe München – viabilizou essa oportunidade ao público especializado latino-americano. Nesta edição que tem em mãos, o leitor confere detalhes deste verdadeiro show de tecnologia, com informações e imagens do que foi exibido pelos fabricantes, além de um apanhado geral das expectativas dos profissionais para o futuro do setor em nosso país. Em 2021 tem mais!