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Revista M&T - Ed.281 - Fev/Mar - 2024
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LANÇAMENTO

Mercedes-Benz entra no mercado de locação

Montadora anuncia início de operação com os caminhões rodoviários Accelo, Atego e Actros, mas já elabora planos de expansão futura para outros segmentos de atuação

Seguindo uma tendência de mercado que vem crescendo em diferentes setores, a Mercedes-Benz anuncia a entrada no serviço de locação de caminhões no Brasil. Braço financeiro do Grupo Daimler Truck, a Daimler Truck Financial Services (DTFS) anunciou no início de fevereiro a entrada nesse mercado por meio de uma nova empresa, a Daimler Truck Locações e Serviços.

Com isso, o Brasil se torna o primeiro país no mercado latino-americano a receber o serviço de locação de caminhões da DTFS.

Embora a locação ainda seja um mercado restrito no país para caminhões – atualmente o segmento corresponde a apenas 2% de toda a frota de veículos comerciais pesados circulante no Brasil – o interesse recente de diferentes montadoras mostra o seu grande potencial, impulsionado especialmente pela mudança de visão dos clientes, que antes consideravam somente veículos próprios para compor a frota, mas hoje já se mostram mais abertos às locações.

“Nos Estados Unidos, a participação chega a 25% de toda a frota circulante, enquanto na Europa o aluguel de caminhões já existe há mais de 30 anos”, aponta Hilke Janssen, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz e da Daimler Truck Locações e Serviços.


Segundo Puchert, o mercado de usados também deve se beneficiar da iniciativa

OPORTUNIDADE

Segundo Maurício Bertolacini, líder de vendas e marketing da Daimler Truck Locações e Serviços, o aluguel de caminhões representa uma oportunidade para as empresas comporem a frota sem comprometer a capacidade de crédito com aquisições, evitando ainda investimento de tempo e recursos na gestão da frota. “Assim, as empresas podem se dedicar exclusivamente à ampliação de seu negócio principal”, ele observa.

A líder da Mercedes-Benz Corretora de S


Seguindo uma tendência de mercado que vem crescendo em diferentes setores, a Mercedes-Benz anuncia a entrada no serviço de locação de caminhões no Brasil. Braço financeiro do Grupo Daimler Truck, a Daimler Truck Financial Services (DTFS) anunciou no início de fevereiro a entrada nesse mercado por meio de uma nova empresa, a Daimler Truck Locações e Serviços.

Com isso, o Brasil se torna o primeiro país no mercado latino-americano a receber o serviço de locação de caminhões da DTFS.

Embora a locação ainda seja um mercado restrito no país para caminhões – atualmente o segmento corresponde a apenas 2% de toda a frota de veículos comerciais pesados circulante no Brasil – o interesse recente de diferentes montadoras mostra o seu grande potencial, impulsionado especialmente pela mudança de visão dos clientes, que antes consideravam somente veículos próprios para compor a frota, mas hoje já se mostram mais abertos às locações.

“Nos Estados Unidos, a participação chega a 25% de toda a frota circulante, enquanto na Europa o aluguel de caminhões já existe há mais de 30 anos”, aponta Hilke Janssen, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz e da Daimler Truck Locações e Serviços.


Segundo Puchert, o mercado de usados também deve se beneficiar da iniciativa

OPORTUNIDADE

Segundo Maurício Bertolacini, líder de vendas e marketing da Daimler Truck Locações e Serviços, o aluguel de caminhões representa uma oportunidade para as empresas comporem a frota sem comprometer a capacidade de crédito com aquisições, evitando ainda investimento de tempo e recursos na gestão da frota. “Assim, as empresas podem se dedicar exclusivamente à ampliação de seu negócio principal”, ele observa.

A líder da Mercedes-Benz Corretora de Seguros, Cristina Rensi, destaca que o novo serviço é resultado de uma parceria entre fabricante, banco, corretora e concessionários da marca, visando ampliar os negócios no país com foco em pequenos e médios frotistas.

“Ofereceremos um ecossistema integrado com diversas possibilidades para o negócio, desde financiamento, seguro e, agora, locação”, afirma. “A escolha vai depender da característica do cliente.”

A princípio, o serviço deve disponibilizar cerca de 100 unidades de modelos urbanos e rodoviários das linhas Accelo, Atego e Actros, todos equipados com motor Euro 6. Os contratos preveem a locação para pessoas jurídicas a partir de três unidades, com prazos de 36, 48 e 60 meses. “Além dos caminhões, também locaremos os respectivos implementos e semirreboques”, explica a executiva,

De acordo com Rensi, a intenção é ampliar futuramente o serviço para outros segmentos de mercado, incluindo caminhões fora de estrada e ônibus, além de atender a diferentes categorias, como transportadores autônomos de carga, que também estão incluídos na estratégia de expansão.

“Para o futuro, o objetivo é expandir para outros perfis de clientes e colocar mais veículos em circulação”, diz ela. “Até o final de 2024, contudo, nosso objetivo é atender à demanda, chegando a cerca de 200 unidades.”


Janssen: aposta no crescimento da locação de caminhões no país

A executiva acrescenta que, mesmo com números iniciais aparentemente tímidos, o grupo acredita que o mercado de locação apresenta espaço promissor para ampliação no Brasil.

“Mais do que crescer rápido, queremos ter a certeza de que estamos cuidando de toda a jornada do cliente”, diz. “Não temos pressa, pois estamos focados em oferecer qualidade no serviço, atendendo efetivamente os objetivos e necessidades dos clientes.”

SERVIÇO

Nesse sentido, o serviço de locação da Mercedes deve funcionar como um produto customizado, sendo oferecido de acordo com a necessidade do negócio do cliente. Além da locação de veículos e implementos, o serviço inclui ainda a gestão de custos relacionados à frota, como documentação, multas, seguro e planos de manutenção nas concessionárias da marca, além de sistema de telemetria (Fleetboard).

Segundo Bertolacini, todos os serviços são incluídos em uma única transação, com entrada zero e parcelas fixas, além de contarem com benefícios fiscais para as empresas locatárias, como o PIS Cofins – com 9,25% do valor da parcela como crédito. Já o imposto de renda e a contribuição social entram como despesa total, ou seja, 100% das parcelas podem ser lançadas como despesa.

“Nosso contrato de locação vai além de apenas disponibilizar um caminhão, pois oferece consultoria especializada na escolha do melhor veículo, equipamento, plano de manutenção e prazo, de acordo com a característica do negócio”, diz ele.

O presidente da Mercedes-Benz no Brasil e CEO da marca na América Latina, Achim Puchert, destaca que o mercado de usados também deve ser beneficiado por meio da SelecTrucks, responsável pela compra e venda de caminhões seminovos da marca.

“Os caminhões poderão voltar para as mãos de nossos clientes ao final do contrato de locação, gerando um negócio rentável e com mais possibilidades”, arremata.

Saiba mais:
Mercedes-Benz:
www.mercedes-benz-trucks.com.br/caminhoes

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