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Revista M&T - Ed.205 - Setembro 2016
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Empresa

Maturidade nos negócios

Coroando três décadas de parceria, a Tracbel assume a rede Apavel no Norte do país e passa a ser o primeiro distribuidor de todos os produtos da Volvo no Brasil

Recessões não intimidam as empresas maduras, até pelo contrário, geram novas oportunidades de bons negócios. O Grupo Tracbel, por exemplo, tem acelerado o ritmo de investimentos no Brasil nos últimos dois anos, que coincidem com a maior crise econômica registrada no país desde a Grande Depressão.

De fato, após selar um acordo com a Metso e aplicar R$ 20 milhões em um moderno Centro de Distribuição e Manutenção em Bebedouro (SP), outro antigo sonho agora se torna realidade. Isso porque a empresa mineira assume a representação da Volvo em parte da região Norte, até então atendida pela Apavel. A inédita ação permite distribuir e comercializar todos os produtos da marca sueca, incluindo caminhões, chassis de ônibus, equipamentos para construção e motores marítimos e industriais. “Em razão das sinergias dos produtos, muitos clientes das áreas de construção e mineração cobravam que a nossa estrutura fosse uma só”, comenta Luiz Gustavo R. de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel, sem revelar as cifras que envolvem a megaoperação, que faz do grupo o único a comercializar todos os produtos da Volvo na América Latina. “Esse dia finalmente chegou e ocorre em uma das regiões brasileiras que certamente trará muitos frutos ao nosso negócio.”

Traçado pelo fundador da empresa, Luiz Gonzaga de Magalhães Pereira, o ousado plano de expansão prevê a abertura de cinco filiais na região Norte – em Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA) – até o final de 2017. Antes disso, duas unidades, uma em Ananindeua e outra Marituba, ambas no Pará, serão inauguradas ainda em 2016, totalizando 18 filiais da marca espalhadas em todo o país. Entre negociação e formalização da operação com a Apavel, que decidiu concentrar a distribuição e o pós-venda de caminhões e ônibus no Nordeste, decorreram exatos 30 dias. “Há tempos olhávamos para a região Norte e buscávamos essa oportunidade”, diz Gonzaga. “E quando a Apavel se decidiu, já estávamos preparados para absorver toda a mão de obra e, com isso, facilitar o operacional e manter o relacionamento com os clientes atuais.”

Para o fundador, que vê na crise o cenário mais propício para abrir novas frentes, o negócio não poderia acontecer em melhor momento para a empresa, que em 2015 faturo


Recessões não intimidam as empresas maduras, até pelo contrário, geram novas oportunidades de bons negócios. O Grupo Tracbel, por exemplo, tem acelerado o ritmo de investimentos no Brasil nos últimos dois anos, que coincidem com a maior crise econômica registrada no país desde a Grande Depressão.

De fato, após selar um acordo com a Metso e aplicar R$ 20 milhões em um moderno Centro de Distribuição e Manutenção em Bebedouro (SP), outro antigo sonho agora se torna realidade. Isso porque a empresa mineira assume a representação da Volvo em parte da região Norte, até então atendida pela Apavel. A inédita ação permite distribuir e comercializar todos os produtos da marca sueca, incluindo caminhões, chassis de ônibus, equipamentos para construção e motores marítimos e industriais. “Em razão das sinergias dos produtos, muitos clientes das áreas de construção e mineração cobravam que a nossa estrutura fosse uma só”, comenta Luiz Gustavo R. de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel, sem revelar as cifras que envolvem a megaoperação, que faz do grupo o único a comercializar todos os produtos da Volvo na América Latina. “Esse dia finalmente chegou e ocorre em uma das regiões brasileiras que certamente trará muitos frutos ao nosso negócio.”

Traçado pelo fundador da empresa, Luiz Gonzaga de Magalhães Pereira, o ousado plano de expansão prevê a abertura de cinco filiais na região Norte – em Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA) – até o final de 2017. Antes disso, duas unidades, uma em Ananindeua e outra Marituba, ambas no Pará, serão inauguradas ainda em 2016, totalizando 18 filiais da marca espalhadas em todo o país. Entre negociação e formalização da operação com a Apavel, que decidiu concentrar a distribuição e o pós-venda de caminhões e ônibus no Nordeste, decorreram exatos 30 dias. “Há tempos olhávamos para a região Norte e buscávamos essa oportunidade”, diz Gonzaga. “E quando a Apavel se decidiu, já estávamos preparados para absorver toda a mão de obra e, com isso, facilitar o operacional e manter o relacionamento com os clientes atuais.”

Para o fundador, que vê na crise o cenário mais propício para abrir novas frentes, o negócio não poderia acontecer em melhor momento para a empresa, que em 2015 faturou mais de R$ 840 milhões em suas operações. Fundada em 1967, inicialmente para oferecer manutenção em equipamentos de terraplenagem e mineração na região de Contagem (MG), na última década o Grupo se tornou uma das mais sólidas distribuidoras nacionais de veículos, equipamentos pesados, ferramentas e máquinas agrícolas.

Com o tempo, a diversificação dos produtos e o foco no pós-venda permitiram à Tracbel atuar em oito segmentos da economia (extração, construção, mineração, logística, siderurgia, florestal, transporte e agronegócio). Além da Volvo, a distribuidora representa marcas como Atlas Copco (perfuratrizes hidráulicas), Metso (equipamentos de britagem), Massey Ferguson (tratores, colheitadeiras e implementos agrícolas), Tigercat (máquinas para o segmento florestal), SP Maskiner (cabeçotes florestais) e Michelin (pneus radiais). Já a Tracbraz, outra empresa do grupo, representa a marca SDLG. “Na última década, nosso planejamento estratégico de crescimento realmente fortaleceu as operações”, destaca. “E, agora, nesta nova configuração, passamos a comercializar também caminhões e ônibus, oferecendo soluções integradas aos clientes que atendemos.”

EXPERTISE

A rede de distribuição da Tracbel está localizada predominantemente nas regiões Sudeste (SP, RJ, MG e ES), Centro-Oeste (DF, GO e TO) e Norte (PA, AP, AM e RR), enquanto no setor florestal a empresa tem representação em todo o território nacional.

Agora fortalecida, a região Norte é de grande importância no contexto nacional. Afinal, os estados que compõem a região reúnem setores importantes para a comercialização de caminhões no ramo de construção, mineração e agronegócio. “A decisão de dividir a região entre dois grupos econômicos foi estratégica e tem como objetivo dar mais foco para cada uma das operações”, destaca Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo para a América Latina, para quem o alinhamento do Grupo Tracbel e da Apavel fortalece ainda mais a distribuição da marca no país. “São duas empresas que reúnem conhecimento do mercado onde atuam, garantindo um pós-venda ainda melhor nessas regiões”, complementa Adriano Merigli, diretor de desenvolvimento de concessionárias da Volvo na América Latina.

Nas palavras de Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America, a Tracbel tornou-se o mais importante distribuidor Volvo CE na América Latina ao oferecer expertise e agilidade no atendimento aos transportadores e demais clientes da marca. “A nova configuração aumenta de quatro para sete pontos de cobertura na região e isso trará ganhos para os clientes de todos os segmentos”, avalia o executivo. “Por isso, temos certeza que a operação trará muitos frutos aos nossos negócios.”

Negócio inclui motores marítimos de lazer

Desde 2014, o Grupo Tracbel faz a distribuição de motores industriais e marítimos da Volvo Penta em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal. Com a nova configuração, a empresa agora também assume a representação de motores marítimos de lazer exclusivamente para o estado do Amazonas. “Esta região é conhecida por sua riqueza fluvial e por uma variedade enorme de rios e locais próprios para esse tipo de atividade”, destaca Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta para a América do Sul. “Temos excelentes oportunidades de negócios nesta área e há um grande potencial para motores marítimos de lazer.”

 

 

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