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05 de outubro de 2018
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Entrevista

Marco Aurélio Rangel

“O GNV ainda é a única alternativa ao diesel”

Voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on-the-road e off-the-road, máquinas agrícolas e de construção, além de aplicações marítimas e de geração de energia, a FPT Industrial vem investindo cada vez mais em tecnologias de motores movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e, mais recentemente, passou a apostar também no desenvolvimento de protótipos movidos a biometano e a desenvolver uma linha própria de grupos geradores, um segmento em franca expansão no Brasil.

Nesta entrevista exclusiva à Revista M&T, o presidente da FPT Industrial para a América Latina, Marco Aurélio Rangel, discorre sobre essas e outras ações recentes da empresa pertencente ao Grupo CNH Industrial, que globalmente conta com dez unidades industriais para a produção de motores, sendo duas na América Latina – em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina).

Nascido em Santos (SP), Rangel é engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com pós-graduação em marketing e especialização em comércio exterior pela ESPM. O executivo possui ainda MBA pela Kelley School of Business, ligada à Indiana University, nos EUA.

Com 25 anos de experiência no segmento, o executivo já passou pela Cummins, onde desenvolveu mercados de motores na América do Sul para os segmentos agrícola e de construção, trabalhando ainda com marcas como CNH, Dynapac, Komatsu, Hyundai, Volvo e Terex. Desde 2015, está à frente da FPT industrial na América Latina. “Sabemos que ainda necessitamos de investimentos sustentáveis em infraestrutura, mas já vemos uma recuperação gradual, com um cenário mais provável nos próximos anos”, diz ele. Acompanhe.

  • Como tem sido o desempenho da FPT nos últimos anos?

Em 2017, a FPT atingiu resultados globais positivos, com 607 mil motores e 265 mil eixos e transmissões produzidos. Na América Latina, desde 2015 temos realizado investimentos significativos no desenvolvimento de tecnologia e preparação das unidades produtivas para a fabricação dos motores MAR-I/Tier 3, tanto no Brasil como na Argentina. Atualmente, a empresa concentra-se em atender aos mercados on-the-road, off-the-road, de geração de energia e marítimo, seguindo um processo de crescimento de forma estruturada, com investimento contínuo em tecnologia e inovação de motores, além da ampliação das ações de marketing promocional e relacionamento com os clientes.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral