FECHAR
12 de junho de 2019
Voltar
Manutenção

Mantendo a eficiência da patrol

Procedimentos de limpeza, lubrificação, ajustes e regulagens garantem a vida útil e a produtividade de motoniveladoras, que apresentam algumas variações de acordo com a marca
Por Evanildo da Silveira

Utilizada de maneira intensiva em canteiros de obras de terraplenagem e construção, a motoniveladora é reconhecidamente uma máquina que reduz o tempo e aumenta a produtividade da operação. A máquina é utilizada especificamente para nivelar terrenos, em trabalho de pavimentação de rodovias, terraplanagem em áreas irregulares e desagregação de solos mais sólidos. Para isso, possui uma lâmina horizontal ajustável, pistões hidráulicos, braços mecânicos e engrenagens, além de uma série de outras peças que necessitam de cuidados, manutenção e lubrificação periódicas.

Dentre os vários cuidados que se deve observar para manter a vida útil esperada do equipamento estão a limpeza das impurezas e aplicação de lubrificante nos dentes do pinhão de acionamento do círculo e do círculo da lâmina. Embora comuns a todas as motoniveladoras, esses componentes podem variar de acordo com a marca e o modelo. “Nas máquinas da série G da John Deere, por exemplo, o procedimento de controle da lubrificação dos dentes do pinhão de acionamento do círculo é realizado a cada 500 h, de maneira muito simples”, diz Rodrigo Nomura, gerente de suporte ao cliente da empresa.

De acordo com ele, o procedimento implica em posicionar a máquina de maneira que a caixa de engrenagens esteja nivelada com o solo, removendo-se o bujão de verificação do nível de óleo e observando-se se ainda existe fluido no fundo do orifício. Caso necessário, a adição deve ser feita por outro bujão, até que o nível seja reestabelecido. A troca em si deve ser feita a cada duas mil horas, conforme o plano de manutenção adotado.


Sobre o círculo da lâmina, a John Deere recomenda a limpeza diária, ainda antes do início dotrabalho, de forma a remover materiais que, de alguma forma, possam contribuir para o aumento do atrito, o que leva ao desgaste precoce dos componentes. “Com este simples procedimento, estima-se um aumento considerável da vida útil dos materiais de desgaste do círculo da lâmina”, diz Nomura. “Mas, após o procedimento de limpeza, também recomendamos aplicar somente grafite em spray, e jamais graxa.”