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07 de março de 2019
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Serviços / Interação permanente

Cuidado com a manutenção vem sendo determinante para o retorno financeiro dos dealers

A partir de então, a Sotreq percebeu que precisava repensar seus pacotes de manutenção, oferecendo algum atrativo a mais que mantivesse o interesse dos clientes em meio ao difícil momento que o setor da construção se encontrava – e que, na verdade, ainda se encontra. “O caminho foi se integrar ao ambiente digital e criar uma conexão com os pacotes de manutenção, agregando benefícios e soluções digitais aos contratos, sem onerar o cliente”, diz Arantes.

De acordo com ele, o cliente passou a construir seu PMP sabendo que, dentro de uma plataforma on-line, consegue fazer um acompanhamento completo da máquina, não só na parte de telemetria, mas principalmente em relação a técnicas e horas de mão de obra aplicadas, aos relatórios emitidos pelos mecânicos e às tendências recorrentes de problemas. Além disso, como o PMP é montado de acordo com as necessidades de cada empresa, torna-se adaptável às condições e locais de aplicação da máquina. “Para chegar à concepção do produto, a Sotreq fez uma pesquisa de campo junto aos clientes para detectar suas reais necessidades e, com base nos resultados, elaborou um universo digital de suporte dentro dos contratos de manutenção”, explica o executivo.

Para divulgar esses produtos no mercado, a empresa mantém um plano de comunicação e marketing digital aliado a representantes e consultores de vendas, que mantêm os clientes informados sobre as novidades. “A interação com o usuário é permanente, sempre com informações e planos disponíveis”, conta Arantes. “Uma concessionária não pode simplesmente vender um pacote de manutenção, pois é preciso empenho para que a experiência do cliente com o produto seja sempre satisfatória.”

ATRATIVIDADE

Para o gerente de pós-venda da Tracbel, Rafael Ribeiro, isso implica a oferta de alguns pontos mais atraentes nos planos de manutenção. “Nesse sentido, é possível oferecer uma redução no tempo de máquina parada próxima a 40%, além de redução nos valores investidos na ordem de 7% e valorização do ativo quando for vendido para substituição, que é difícil de calcular por ser um negócio do cliente”, assinala o executivo da concessionária da Volvo CE.

Nessa linha, a Tracbel oferece produtos específicos ao mercado, como as Campanhas de Vendas de Peças Remanufaturadas, o Pacote de Horas e os Acordos de Manutenção Preventiva. As campanhas, por exemplo, são focadas nos principais componentes da máquina, como motores, transmissões e eixos. “O principal benefício desse produto é a substituição do trem de força, que é o coração da máquina, por conjuntos à base de troca com preço bastante acessível e garantia idêntica a de uma peça nova, com 12 meses sem limite de horas”, explica Ribeiro.