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08 de março de 2019
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Rolos Compactadores

Garantia de qualidade

Utilizados no acabamento de camadas de asfalto, os rolos compactadores de pneus exigem atenção especial a aspectos técnicos de aplicação, manutenção e segurança

Utilizados principalmente na pavimentação asfáltica, os rolos compactadores de pneus são fundamentais para obter-se uma qualidade de acabamento superficial mais fina, sem rugosidade excessiva, resultando em um maior conforto ao motorista que trafegará pela via.

Soluções clássicas de compactação estática, esses equipamentos também garantem boa impermeabilização devido à sua alta capacidade de mistura e flexibilidade – forças verticais e horizontais que resultam da deformação dos pneus na área de contato. Com tais características, os rolos de pneus são utilizados principalmente em camadas mais finas e de fácil compactação, além de solos mais coesivos. “É por isso que são as soluções mais apropriadas para realizar o acabamento das camadas de asfalto”, diz Jandrei Goldschmidt, gerente de marketing da Ciber Equipamentos Rodoviários.

Decerto, o peso bruto do equipamento é fundamental para sua efetividade. Durante uma operação, um rolo de oito pneus pode chegar a pesar aproximadamente 24.000 kg, gerando uma carga de 3.000 kg por roda. “Quanto maior a carga e a pressão interna do pneu e menor a velocidade do cilindro, maior será a capacidade de penetração da força aplicada”, explica Goldschmidt. “A partir do peso do equipamento, traduzido em pressão dos pneus sobre a superfície, que deve ser regulado para adequar o contato ao asfalto, é possível obter uma compactação de qualidade.”

Também é preciso atentar para o tipo de operação a que a solução se destina. Segundo o engenheiro mecânico Arthur Casasola Soldera, analista de serviços da Bomag Marini Latin America, por serem estáticos e não produzirem ondas de impacto sobre o solo “os rolos de pneus são indicados para operações de compactação em que os modelos vibratórios não devem ser utilizados, como, por exemplo, em viadutos e pontes, assim como em vias de circulação de regiões urbanas próximas a construções e com tubulações subterrâneas, situações em que a vibração pode comprometer as estruturas”.

Rolos de pneus são as soluções mais apropriadas no acabamento das camadas de asfalto

Além disso, com o objetivo de selar a camada superficial com seu alto poder de compactação, os rolos pneumáticos são utilizados antes e após o rolo liso (rolo tandem), inclusive ao final da compactação e após a passagem do rolo combinado. Isso porque, como destaca o especialista em equipamentos de pavimentação da Caterpillar, Paulo Roese, o compactador pneumático reduz os vazios de ar na mistura do asfalto. Ou seja, quando os pneus de borracha rolam por cima da camada, comprimem o asfalto, tornando-o mais denso. “O peso da máquina e a pressão do ar dos pneus são ajustados para atender à pressão específica determinada em cada projeto”, diz ele.