FECHAR
FECHAR
28 de dezembro de 2015
Voltar
Momento ConstructionExpo 2016

Ecoeficiência em destaque

Na Construction Expo, profissionais, empresários e gestores podem conhecer as mais bem-sucedidas práticas e técnicas aplicadas à infraestrutura urbana e à gestão de cidades

Entre 15 e 17 de junho, o mercado da construção poderá conferir de perto as soluções que proporcionam os resultados mais efetivos em termos de sustentabilidade. Um dos destaques da Construction Expo 2016 (Feira e Congresso Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura), o “Salão da Sustentabilidade” promete expor as principais práticas aplicadas à infraestrutura urbana e a empreendimentos residenciais e comerciais. “O Salão tem uma abordagem diferenciada, trazendo, por exemplo, conceitos como economia circular e distribuição populacional, além de mostrar soluções para enfrentar a escassez de recursos”, comenta o engenheiro Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, responsável pelo espaço ao lado da Sobratema.

Como curadora do Salão, a Inovatech – que também terá um estande institucional dentro do espaço – elencará as principais tendências do setor de construção sustentável, baseada em projetos como a Casa Aqua, um empreendimento-modelo executado pela Inovatech. “A proposta é reunir uma variedade de empresas e soluções, de modo a proporcionar ao visitante uma experiência interativa dos benefícios reais de se aplicar os conceitos de sustentabilidade e ecoeficiência ao setor da construção”, explica Ferreira.

SINERGIA

Para o gerente comercial da H2XTech Brasil, Araan Ionai, a proposta do Salão e da própria Construction Expo 2016, cujo tema é “Cidades em Movimento – Soluções Construtivas para os Municípios”, tem absoluta sinergia com os objetivos de sua empresa. “É uma ideia inovadora trazer as aplicações dos expositores para dentro da feira”, afirma Ionai. “E nossa estratégia vai ao encontro disso, ou seja, de não ficar restrito apenas ao triple bottom line, mas também buscar novos mercados e tecnologias.”

O executivo avalia que a H2XTech tem muito a agregar ao evento, que busca informar ao mercado as implicações da sustentabilidade na construção. “A ideia é oferecer produtos sustentáveis e de qualidade ao longo de vários anos”, diz Iona, ressaltando a proposta de fornecer informações ao visitante sobre novas tecnologias, seus benefícios e vantagens. “Do meu ponto de vista, é essa a grande inovação que a Construction traz ao mercado”, pontua.

Isso porque o “Salão da Sustentabilidade” reúne tecnologias que podem ser aplicadas de maneira integrada, potencializando resultados por meio da complementariedade entre as soluções. “A sustentabilidade de uma solução se potencializa quando é aplicada junto a outras práticas igualmente sustentáveis”, enfatiza Ferreira, da Inovatech. Além disso, o Salão materializa os principais parâmetros que um gestor deve levar em consideração para alcançar resultados concretos na construção sustentável, desde técnicas usuais até soluções mais complexas, integrando sistemas sem deixar de lado as certificações de sustentabilidade.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral