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06 de agosto de 2018
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Lançamento

Direto ao ponto

Novo sistema da Volvo CE promete um passo à frente na tecnologia de gerenciamento ao filtrar as informações por níveis de criticidade e reduzir o tempo de máquina parada
Por Marcelo Januário

Apostando no monitoramento proativo, a Volvo CE acaba de trazer para o Brasil seu novo serviço ActiveCare Direct (ACD), que expande as funcionalidades da telemetria ao filtrar para o usuário as informações mais importantes sobre a manutenção do equipamento, que são complementadas por recomendações práticas aos clientes e distribuidores.

Lançada em 2016 na Europa e no ano passado nos EUA, durante a ConExpo 2017, a tecnologia ACD permite obter as vantagens da telemática, sem o usuário ter de investir tempo para analisar os relatórios ou decifrar códigos. “Quando a telemática foi lançada, houve uma ‘inundação’ de códigos que não requeriam necessariamente uma ação”, diz a empresa em comunicado. “Isso trouxe uma tarefa a mais para os gestores, que tinham de decifrar os relatórios de diversos fabricantes.”

Uma tarefa nada fácil, diga-se. Como se sabe, os computadores geram dados durante 24 horas por dia, resultando em mais de 1.500 informações geradas por semana, que não afetam a operação necessariamente, pois são majoritariamente alertas de baixa prioridade. “A quantidade de dados gerados torna-se quase inviável de processar”, afirma Renan Wagner, coordenador de Customer Solutions da Volvo CE. “É difícil para os clientes e até mesmo os distribuidores lidarem com essas informações, determinando quais informações são mais importantes.”

Agora, isso começa a ficar no passado. Com o ACD, a Volvo propõe-se justamente a oferecer um serviço contínuo de monitoramento, consultoria e emissão de relatórios, tudo a partir de milhares de informações coletadas por meio de seus sistemas eletrônicos Matris e CareTrack. O sistema lista ações e componentes que o próprio cliente pode verificar, ao passo que o dealer entra em contato para auxiliar no diagnóstico e nas ações, colocando-se à disposição para uma visita, caso o cliente não consiga fazer a correção com seus próprios meios.

Após a filtragem automática, o cliente e o dealer recebem relatórios mensais consolidados, que incluem dados de utilização da máquina, tendências e comportamento do operador, além de comparar grupos de máquinas e, até mesmo, máquina a máquina. “Há um universo sendo descoberto aqui, com uma ferramenta importante de cobertura proativa, que mostra como atender melhor e aumentar a eficiência do cliente”, comenta Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America.

INTELIGÊNCIA

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral