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Revista M&T - Ed.169 - Junho 2013
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Especial Bauma 2013

Desfile de gala

Área recorde de 570 mil m² serviu de passarela para a avant-première mundial dos mais recentes lançamentos e inovações no setor de equipamentos para construção e mineração. Confira alguns destaques da Edição.

Com aproximadamente 530 mil visitantes de mais de 200 países, a Bauma 2013 (30ª Feira Internacional de Máquinas, Materiais, Veículos e Equipamentos para Obras, Mineração e Construção) pode ser classificada em números absolutos como a maior exposição mundial de equipamentos para construção e mineração de todos os tempos.

Em um universo de 3.420 expositores internacionais presentes ao Parque de Exposições Messe München, em Munique, o visitante da feira teve a chance de conferir em primeira mão os mais recentes lançamentos comerciais e inovações tecnológicas da indústria mundial, incluindo máquinas, soluções, componentes, acessórios, sistemas e até P&D. Em um ambiente dominado pela alta tecnologia, os principais desenvolvedores e fabricantes não perderam a chance de apresentar suas novidades com exclusividade no mais importante evento do setor da construção e mineração, garantindo visibilidade global aos seus produtos. Nas páginas a seguir, confira alguns destaques desta edição.

PROPULSÃO

Com ênfase na redução progressiva de emissões, os motores mais uma vez se destacaram, com vários lançamentos que chamaram a atenção na feira. Lançado com toda a pompa, o motor Cummins QSM12 Tier IV utiliza a tecnologia de redução catalítica seletiva SCR (Selective Catalytic Reduction) e um filtro de partículas diesel DPF (Diesel Particulate Filter). Segundo o presidente e CEO da Cummins, Tom Linebarger, a fabricante norte-americana evitou utilizar a recirculação dos gases de escape EGR (Exhaust Gas Recirculation) no desenvolvimento do novo modelo heavy-duty de 12 l. A ausência do sistema EGR, como explica o executivo, elimina a necessidade de se incorporar um radiador grande e permite construir um motor tão compacto quanto possível. “O QSM12 é um motor pesado, mas também extremamente compacto”, diz ele. “Um avanço, sem ser mais pesado ou mesmo maior que o modelo Tier III de 11 l.” O novo motor da Cummins tem faixa de potência entre 335 e 512 hp, sendo especialmente projetado para uso em carregadeiras de rodas, escavadeiras e guindastes, informa a empresa.

A JCB Power Systems exibi


Com aproximadamente 530 mil visitantes de mais de 200 países, a Bauma 2013 (30ª Feira Internacional de Máquinas, Materiais, Veículos e Equipamentos para Obras, Mineração e Construção) pode ser classificada em números absolutos como a maior exposição mundial de equipamentos para construção e mineração de todos os tempos.

Em um universo de 3.420 expositores internacionais presentes ao Parque de Exposições Messe München, em Munique, o visitante da feira teve a chance de conferir em primeira mão os mais recentes lançamentos comerciais e inovações tecnológicas da indústria mundial, incluindo máquinas, soluções, componentes, acessórios, sistemas e até P&D. Em um ambiente dominado pela alta tecnologia, os principais desenvolvedores e fabricantes não perderam a chance de apresentar suas novidades com exclusividade no mais importante evento do setor da construção e mineração, garantindo visibilidade global aos seus produtos. Nas páginas a seguir, confira alguns destaques desta edição.

PROPULSÃO

Com ênfase na redução progressiva de emissões, os motores mais uma vez se destacaram, com vários lançamentos que chamaram a atenção na feira. Lançado com toda a pompa, o motor Cummins QSM12 Tier IV utiliza a tecnologia de redução catalítica seletiva SCR (Selective Catalytic Reduction) e um filtro de partículas diesel DPF (Diesel Particulate Filter). Segundo o presidente e CEO da Cummins, Tom Linebarger, a fabricante norte-americana evitou utilizar a recirculação dos gases de escape EGR (Exhaust Gas Recirculation) no desenvolvimento do novo modelo heavy-duty de 12 l. A ausência do sistema EGR, como explica o executivo, elimina a necessidade de se incorporar um radiador grande e permite construir um motor tão compacto quanto possível. “O QSM12 é um motor pesado, mas também extremamente compacto”, diz ele. “Um avanço, sem ser mais pesado ou mesmo maior que o modelo Tier III de 11 l.” O novo motor da Cummins tem faixa de potência entre 335 e 512 hp, sendo especialmente projetado para uso em carregadeiras de rodas, escavadeiras e guindastes, informa a empresa.

A JCB Power Systems exibiu sua nova série Ecomax Tier 4 Versão Final, que incorpora um avançado sistema de combustão que controla as emissões no interior do motor, dispensando os dispendiosos processos de pós-tratamentos ou DPF. Com o uso de recirculação de gás de escape refrigerado (EGR), sistema de injeção common rail de alta pressão, pressões de injeção de até 2.000 bar e turboalimentador de geometria variável, a JCB consegue cumprir com as normas de emissões, além de desenvolver potência e economizar combustível. A empresa destaca que os novos produtos requerem aproximadamente metade da quantidade de ureia – cerca de 3% –, quando comparados com os motores SCR disponíveis no mercado. “A unidade SCR é tão compacta que, em muitos casos, pode substituir completamente o sistema de exaustão apenas com alguns ajustes nas configurações da máquina”, disse Tim Burnhope, diretor de inovação e desenvolvimento da JCB.

Inovador, o sistema híbrido integrado da Deutz/Terex Fuchs foi mostrado pela primeira vez na Bauma. Instalado em uma escavadeira, o objetivo do projeto foi desenvolver um sistema de propulsão que economizasse energia e fosse adequado para aplicações de larga escala em veículos industriais. Para tanto, o sistema é composto por um motor elétrico-diesel que – segundo a empresa – reduz de 20% a 30% as emissões de CO2 e o consumo de combustível. O sistema permite obter benefícios de eficiência por meio da interação entre um motor diesel Deutz TCD 6.1 e um motor-gerador produzido pela Bosch. Uma função de start-stop desliga automaticamente o motor quando a escavadeira está ociosa. Esse dispositivo é acionado pelo motor-gerador, que também suporta o sistema global e fornece energia extra automaticamente, quando o sistema de acionamento está operando no pico de sua faixa máxima de carga.

MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

Como sempre, os guindastes imprimiram um aspecto especial à área externa do parque de exposições, atraindo olhares de curiosos e especialistas. Umas das estrelas da Manitowoc no evento, o novo modelo Grove GMK3060 conta com uma lança de 43 m sobre um veículo de três eixos. Indicado para aplicações em locais com pouco espaço de trabalho, o conjunto é um dos primeiros guindastes equipados com o novo sistema de controle da marca, o CCS (Crane Control System). O dispositivo inclui um conjunto padronizado de mostradores, joysticks, unidades de controle e botão rotativo. Além disso, o novo guindaste também apresenta um inovador recurso de aprimoramento da lança. “Com isso, os operadores podem inserir parâmetros básicos de elevação, como carga, raio e altura da carga”, diz Andreas Cremer, gerente de produtos de guindastes todo terreno da Manitowoc. “O sistema oferece automaticamente opções ideais de lança para realizar a elevação, o que resulta em economia de tempo e facilita ainda mais o processo de configuração.”

Já a Liebherr exibiu pela primeira vez ao público seu já anunciado novo guindaste sobre esteiras LR 1250. Baseado no antecessor LR 1200, o modelo tem capacidade de içamento de 250 ton, lança principal reforçada de 32 m e extensão de lança de 95 m. Na configuração “heavy boom”, a extensão máxima chega a 86 m, enquanto a “light boom” permite atingir 117 m. Produzida em fibras de carbono CFRP (Carbon Fibre Pendant Straps), a nova esteira do equipamento também apresenta maior flexibilidade e facilidade de manutenção. Movido por um motor diesel Tier 4 Interim de seis cilindros e 362 hp, a guindaste é equipado com dois guinchos, com 12 ton de força de tração cada. Recursos adicionais incluem o sistema de controle Litronic e o sistema de transmissão de dados e posicionamento LiDAT. “Durante a operação, a limitação do momento de carga calcula automaticamente as capacidades de içamento, garantindo um melhor aproveitamento da máquina”, detalhou Wolfgang Pfister, gerente de marketing da Liebherr. “O 1250 LR também pode ser equipado com o LiDAT, que fornece informações sobre a operação e o consumo da máquina.”

EQUIPAMENTOS DE ACESSO

Apostando em versões simplificadas de suas soluções Power X3 para manuseio e movimentação de materiais, a Manitou levou à Alemanha uma linha de produtos totalmente renovada. A gama de altura média da empresa inclui novos empilhadores telescópicos giratórios da série Privilège Plus (modelos MRT 1850, 2150 e 2540) e a inclusão de motorizações Tier IIIB Interim na Série Easy (MRT 1440, MRT 1640 e MRT 1840), além de empilhadeiras com mastro todo-terreno (M30 e M50) e uma nova carregadeira compacta da marca Gehl/Mustang (V400/4000 V). “Temos plena noção da forte demanda atual em locação, por isso nos esforçamos em oferecer soluções adaptadas às novas expectativas dos nossos clientes”, explicou Dominique Bamas, diretor executivo do grupo francês.

A Terex AWP (Aerial Work Platforms), por sua vez, mostrou na Bauma um braço telescópico autopropulsado com alcance vertical de 54,9 m e horizontal de 24,4 m. Apresentada como a maior do mundo em sua classe, a Genie SX-180 é indicada para aplicações nas indústrias de petróleo & gás, construção, indústria química e manutenção em geral. Com rotação de 180 graus, o braço giratório tem 3,05 m e, segundo a empresa, seu design permite que o equipamento seja mais produtivo, confiável e fácil de transportar. “Nossos clientes estão sempre em busca de fórmulas inovadoras para realizar seus trabalhos com maior eficiência e eficácia”, afirmou Scott Krieger, gerente de produto da Terex AWP.

MOVIMENTAÇÃO DE SOLO

Os equipamentos para movimentação de solo ganharam versões atualizadas, mas algumas novas máquinas também foram apresentadas ao público. Com duas novas opções de grande alcance, a Volvo apresentou as escavadeiras EC480DHR, de 61,2 t e altura de 27,4 m, e a EC380DHR, de 48,9 t e altura de 21 m. A Volvo CE destaca que a produtividade das máquinas é reforçada pela maior pressão e fluxo hidráulico, assim como pelo aumento da velocidade de balanço e deslocamento. De acordo com a empresa, os produtos são equipados com motor Volvo D13 Tier 4i/Stage IIIB certificado, conferindo maior potência e torque melhorado, além de reduzir as emissões. “Além dos benefícios aos nossos clientes, esses produtos vêm ao encontro do compromisso da Volvo CE em reduzir as emissões de CO2 das máquinas vendidas entre 2009 e 2014 em 15 milhões de t”, destacou o presidente da empresa, Pat Olney.

A Hyundai Heavy Industries, por sua vez, revelou a nova miniescavadeira R25Z-9A, da classe de 2,6 t. O produto, que preenche uma lacuna na linha da empresa, possui motor Mitsubishi Tier IV com classificação Z (Zero-Turn-Radius), o que significa que pode girar no próprio entorno e atuar com facilidade em espaços confinados de operação. Disponível na Europa com cabine ROPS/FOPS, a nova escavadeira compacta tem painel com indicadores de alerta sobre temperatura e combustível, além de um mostrador de horas de operação para verificação do status da máquina. O nível de ruído interno foi reduzido para 82 dB e, em sua versão padrão (4 m de comprimento, 2,5 m de altura e 1,5 m de largura), a máquina é equipada com pneus de borracha de 250 mm, podendo receber caçambas acima de 0,07 m3.

As novas escavadeiras médias com raio de giro curto da New Holland são as primeiras equipadas com sistemas Tier 4 Final. Com a utilização do inovador Sistema Inteligente de Controle Total e do novo modo ECO, os modelos E75C SR e E85C MSR economizam até 31,4% de combustível, garante a fabricante. Outros destaques dos novos modelos é sua velocidade de balanço, que foi aperfeiçoada com a introdução de um sistema triplo de bombas hidráulicas, além de uma operação bem mais silenciosa, com a redução do nível de ruído para apenas 69 dB no interior da cabina, obtida com a aplicação do exclusivo sistema integrado Noise & Dust Reduction (iNDr). “Na E75C SR, a função de autodiagnóstico alerta o operador sobre qualquer problema de funcionamento do sistema elétrico da máquina, emitindo sinais em casos de necessidade de manutenção”, explicou Mario Gasparri, presidente da empresa.

Já a Caterpillar atualizou sua série F de retroescavadeiras. Direcionadas ao mercado europeu, a renovadas máquinas são equipadas com motor Cat 4.4 e cumprem com os requisitos de emissão IIIA, proporcionando maior eficiência de operação. A retroescavadeira 434F possui controle totalmente mecânico, enquanto o modelo Cat 444F é equipado com joysticks e admite braços de 4,27 m ou 4,87 m. A transmissão Autoshift está agora disponível no modelo Cat 434F, enquanto o Cat 444F é equipado com um conversor de torque mais rígido, o que segundo a empresa propicia maior potência e aceleração mais rápida aos equipamentos. Um tanque de 160 l não-metálico reduz a condensação e elimina por completo a corrosão interna, trazendo ganhos de durabilidade aos produtos. A segurança também foi aumentada, com o posicionamento das baterias no nariz das máquinas e a utilização de um sistema de proteção.

CAMINHÕES

Em veículos pesados, novos modelos atualizaram o portfólio de um dos equipamentos mais queridos do público. Com ênfase na ergonomia, a Volvo Trucks, por exemplo, realizou o lançamento do modelo FMX 8X4 para o setor da construção. Segundo a empresa, o novo caminhão possui sistema de suspensão traseira e privilegia as condições de trabalho, sendo equipado com direção especialmente projetada para que o motorista reduza a tensão muscular e diminua as dores nos braços e nas costas. “Nosso sistema de direção eletro-hidráulica (Volvo Dynamic Steeri) fornece estabilidade de direção ao condutor, mesmo em baixa velocidade e sobre superfície áspera, permitindo um conforto maior”, afirmou Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks. Para enfrentar as duras condições no setor da construção pesada, a fabricante sueca desenvolveu o modelo fora de estrada com cabine de aço de alta resistência, além de redesenhar todos os componentes da estrutura frontal do caminhão.

Projetado para atender as necessidades do setor de mineração, o novo superpesado Astra HHD9 8x6 da Iveco dispõe de chassi basculante e 63 t de peso bruto. Automático, o caminhão comporta sistema FPT (Fiat Powertrain Technologies), motor Cursor 13 de 353 kW e transmissão automática Allison 4700 de sete velocidades. Segundo Alessandro Mortali, vice-presidente sênior do segmento de veículos pesados da Iveco, as soluções técnicas adotadas visam a contribuir para a robustez, confiabilidade e durabilidade do equipamento, aumentando a produtividade em campo. Entre as novidades, da linha Astra o executivo destaca a presença de eixos pesados Kessler, suspensões parabólicas reforçadas e novos freios a discos, projetados para se obter melhor ângulo de direção, assim como redução no tempo de manutenção. “No campo do design, a cabine foi completamente redesenhada, para ressaltar o aspecto agressivo e original típico da linha Astra”, diz Mortali. “O capô, por exemplo, ganhou linhas arredondadas, oferecendo abertura total para facilitar o acesso às áreas de manutenção.”

Ao lado do novo Atego, a Mercedes-Benz apresentou o caminhão pesado Arocs, específico para a construção. Estrela absoluta do estande da marca no evento, o Arocs é comercializado em versões caminhões-chassis e cavalos-mecânicos com dois, três ou quatro eixos, além de sete opções de cabines. Pedra de toque do modelo, os motores BlueTec 6 estão disponíveis em 16 categorias de potência. São quatro versões do motor Euro VI (de 7,7 a 15,6 l), que permitem uma evolução de 175 kW (238 hp) a 460 kW (625 hp) de potência. Segundo a Mercedes, a transmissão automatizada Mercedes PowerShift 3 – também presente no modelo – representa uma inovação no segmento de pesados para a construção.

PAVIMENTAÇÃO

Na área de construção de estradas, algunas atualizações vieram à público durante o evento na Baviera. Em destaque, a Bomag levou sua nova fresafora a frio, a BM 1000, que promete revolucionar a classe de 1 m. Com a renovação da série, a empresa passa a oferecer um produto com maior potência de fresado e precisão de aplicação. A máquina ganhou aperfeiçoamentos como o novo sistema de suporte BMS 15, que não requer manutenção e utiliza apenas um parafuso de segurança com torque de 100 Nm. A rosca da peça de desgaste também pode ser facilmente substituída, eliminando a possibilidade de uso incorreto. Segundo a Bomag, a redução da superficie frontal aumentou a eficiencia da máquina e, consequentemente, o rendimento do fresado. Em termos de ergonomia, o posto do condutor foi revisado e traz um novo conceito de assento, que permite ao operador realizar qualquer tipo de trabalho sentado e sem esforço. O conforto operacional é completado pelos novos comandos, alavancas e indicadores, agora mais acessíveis e intuitivos que nos modelos anteriores.

PERFURAÇÃO

Também apresentada em primeira mão na feira alemã, a DC125R é a nova integrante da linha de perfuratrizes compactas sobre rodas da Sandvik. Operada remotamente, a máquina realiza perfurações especiais de 22 a 45 mm e chega ao mercado para substituir o modelo DC122R, disponível desde 1988 quando foi lançado ainda sob a marca Tamrock Commando.

Segundo a empresa, o novo modelo comprovou em testes ser mais manobrável e ágil que suas antecessoras. O ganho foi possível devido às novas engrenagens, que tornam o equipamento mais seguro e com mobilidade aperfeiçoada, mesmo nas mais difíceis condições de terreno e operação. Simplificada, a estrutura ganhou engrenagens de transmissão facilmente intercambiáveis, além de um novo tipo de coletor de poeira que auxilia na manutenção do equipamento. “Sua maior potência de tração e a facilidade de manutenção têm agradado especialmente o mercado”, comentou Markku Saikkonen, gerente de vendas da Sandvik.

Panorâmica

“A Bauma é muito importante por uma série de razões. A feira oferece aos visitantes a oportunidade ímpar de obter uma visão completa do setor. Por outro lado, é uma chance preciosa para os fabricantes no sentido de entender as expectativas de seus clientes, quais tecnologias estão em foco e como os competidores se apresentam ao mercado.”

Pat Olney, presidente da Volvo CE

 

 

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