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12 de julho de 2010
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Manutenção

Cuidados com a suspensão para a segurança na rodagem

Manutenção correta das molas, amortecedores e demais componentes da suspensão elimina o desgaste prematuro dos pneus, transmitindo maior conforto e segurança à operação do veículo

Como em qualquer outro veículo automotor, o sistema de suspensão é um item de segurança também dos caminhões. Responsável por conectar o eixo do caminhão ao chassi, ele absorve o impacto transmitido por obstáculos e irregularidades existentes na via, evitando sua propagação diretamente para a estrutura do veículo. Dessa forma, as molas, com sua propriedade elástica, desempenham importante papel na absorção do impacto, assim como os amortecedores fazem com que a energia assimilada pela mola não seja sentida pelo caminhão e evitam a oscilação continuada da mola.

Todo esse conjunto da suspensão influencia diretamente na distribuição da carga entre os eixos do veículo e no ângulo da direção, o que se traduz em conforto e segurança para o motorista. Apesar de cada fabricante adotar diferentes tecnologias de suspensão para seus caminhões, os cuidados básicos com o conjunto não diferem significativamente de um modelo para o outro. A começar pela substituição periódica dos itens do sistema.

Todas as buchas de borracha, como as dos estabilizadores, barras tensoras e molas, além dos amortecedores, têm uma vida útil pré-estabelecida, conforme consta no manual dos fabricantes. A durabilidade de cada item, porém, será relacionada ao modelo e ao tipo de operação do veículo, sendo que as buchas de borracha, de uma forma geral, devem ser substituídas quando apresentarem danos ou folgas, ou quando entrarem em estado avançado de deterioração.

No caso dos amortecedores, a troca é geralmente sugerida quando o veículo atinge 40 mil km rodados, nas operações em perímetro urbano ou fora-de-estrada. Nos veículos com aplicação rodoviária, a troca deve acontecer a cada 80 mil km rodados. Essas médias levam em conta o transporte de carga dentro das especificações de limites estabelecidas para caminhões 4x4, 6x4 ou 8x4.

Atenção com as molas
As molas elípticas, por sua vez, são os únicos componentes da suspensão que exigem lubrificação. Uma forma de identificar o momento ideal de realizá-la é avaliando se os pinos dos olhais apresentam graxeiras, o que indica a necessidade de nova lubrificação. Outra forma é consultando o manual do veículo, onde a lubrificação certamente será indicada em intervalos de 5 mil e 40 mil km.

O descuido com esse procedimento pode ocasionar atrito pelo contato de metal com metal, comprometendo o funcionamento e a vida útil da mola. Contudo, é importante destacar que a maioria dos atuais modelos de caminhões não necessita mais de lubrificação, pois as buchas dos olhais das molas seguem um novo conceito tecnológico, que isenta os gestores de frota de mais essa tarefa de manutenção.