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18 de março de 2010
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Manutenção / Como recuperar os elementos estruturais

Recuperação em carregadeiras
No caso das pás carregadeiras, nas quais a fixação dos elementos se dá por duas articulações, a recuperação requer práticas ainda mais específicas. A principal delas é o posicionamento da fixação para usinagem dos furos, de forma que o serviço seja realizado simultaneamente, evitando o desalinhamento do elemento “H”. Algumas empresas realizam essa recuperação separadamente, ou seja, usinam ou soldam uma articulação de cada vez. Tal procedimento não é recomendável, pois se um furo estiver desalinhado em relação ao outro, isto pode resultar no empenamento das hastes dos cilindros e até na contaminação de todo o sistema hidráulico do equipamento.

Vários fatores podem comprometer os elementos estruturais dos equipamentos, desde o descuido com a manutenção – como o desrespeito aos prazos de troca das buchas – até os problemas ocasionados por falhas na operação. Nas carregadeiras, por exemplo, é comum o operador realizar o carregamento com a máquina articulada em relação ao eixo traseiro. O resultado dessa prática incorreta pode ser uma trinca no meio do crossmember (elemento que une as duas longarinas do H do equipamento) ou na solda entre o crossmember e as longarinas do H. Se isso ocorrer, o crossmember precisará ser trocado, acarretando um alto custo de manutenção.

A reforma da caçamba das carregadeiras ou a substituição da sua borda da base, necessárias em casos de trinca ou empenamento desses componentes, também exige procedimentos adequados (veja mais detalhes sobre trincas no quadro ao lado). Nesses casos, a condição básica é trocar as chapas desgastadas por outras com as mesmas especificações indicadas pelo fabricante. Manter a geometria original da caçamba também ajudará a preservar o desempenho do equipamento na nova vida desse componente.

A substituição da borda da base deve ser precedida pelo travamento da caçamba, por meio de tirantes de aço, para evitar o empenamento do conjunto. Além disso, antes de soldar a nova borda, é preciso pré-aquecer a área, pois, como se trata de aço de alta dureza, a execução de solda sem pré-aquecimento poderá gerar trincas em todo o elemento. Após esse procedimento, corta-se a borda da base antiga e solda-se a nova. Durante todo o processo, a caçamba deve continuar travada com os tirantes, até que a nova solda esteja totalmente fria.