FECHAR
FECHAR
28 de setembro de 2010
Voltar
Espaço aberto

Central de gelo para grandes produções de concreto

Toda acondicionada em contêiner, o que traduz sua modularidade e facilita a instalação nos canteiros de obras, a central de gelo e de água gelada da alemã KTI-Plersch é indicada para aplicação em obras de barragens e outros projetos de infraestrutura que se caracterizam pelo grande consumo de concreto – e que consequentemente demandam uma solução para o controle de temperatura. Fáceis de transportar, elas podem ser equipadas com sistema de controle semi-automático ou totalmente automatizado, com painéis que indicam o nível do gelo e outros valores de desempenho relevantes para a operação.

O gelo é produzido em escama (flocos), a uma temperatura de – 7ºC, o que proporciona alta precisão às dosagens e maior rapidez à mistura no concreto. As centrais contam com reservatório de gelo isolado e com câmara de refrigeração, de onde o material é transportado por correia à usina de concreto. Elas também podem ser equipadas com tanque para armazenamento da produção de água gelada, que nesse caso é utilizada para baixar a temperatura dos agregados do concreto.

Para isso, antes da dosagem dos agregados na usina de concreto, eles passam por um túnel de refrigeração, por meio de uma correia transportadora inundada em água gelada. Segundo a empresa, a precisão na dosagem do gelo em escama é garantida por um sistema de descarga e rosca de distribuição (sem-fim) com balança dotada de tremonha. O projeto da central de gelo pode contemplar o uso de transportador tipo parafuso, para a entrega simultânea da produção em dois pontos distintos, ou sistema de sopro, para a condução do gelo por longas distâncias.

www.kti-plersch.com