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Revista M&T - Ed.120 - Dez/Jan 2009
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Espaço aberto

Carreta com garantia de cinco anos para a pintura

Em comemoração ao aniversário de 60 anos, a Randon lançou uma nova série de carretas graneleiras com novo sistema de pintura, desenvolvido para proporcionar maior qualidade, durabilidade e resistência à corrosão ao acabamento do chassi. O resultado é que a nova série de carretas conta com garantia de cinco anos para sua pintura.

Para isto, a fabricante de implementos investiu R$ 70 milhões na área de pintura, entre a aquisição de maquinário, infraestrutura e a construção de um prédio de 17 mil m2. O novo processo de pintura, semelhante ao adotado pela indústria automobilística, começa com a etapa de preparação da superfície do chassi e das peças, por meio de jateamento automático de granalha de aço, seguido pelo seu pré-tratamento para a remoção de contaminantes, como óleos, graxas e sólidos. Dessa forma, a superfície ganha aderência para receber a proteção E-coat – eletroforética, aplicada por imersão em tanques.

Por fim, os chassis recebem uma segunda cobertura de acabamento a pó, denominada Top-coat. Entre outras novidades, a nova série graneleira da marca conta com paralamas em plástico injetado, mais leve e resistente, além de sinaleiras traseiras com lentes dotadas de triângulo retrorefletivo, de forma a atender à legislação. A vedação da caixa de carga é realizada por tampas com perfis de PVC, mais resistentes.


Em comemoração ao aniversário de 60 anos, a Randon lançou uma nova série de carretas graneleiras com novo sistema de pintura, desenvolvido para proporcionar maior qualidade, durabilidade e resistência à corrosão ao acabamento do chassi. O resultado é que a nova série de carretas conta com garantia de cinco anos para sua pintura.

Para isto, a fabricante de implementos investiu R$ 70 milhões na área de pintura, entre a aquisição de maquinário, infraestrutura e a construção de um prédio de 17 mil m2. O novo processo de pintura, semelhante ao adotado pela indústria automobilística, começa com a etapa de preparação da superfície do chassi e das peças, por meio de jateamento automático de granalha de aço, seguido pelo seu pré-tratamento para a remoção de contaminantes, como óleos, graxas e sólidos. Dessa forma, a superfície ganha aderência para receber a proteção E-coat – eletroforética, aplicada por imersão em tanques.

Por fim, os chassis recebem uma segunda cobertura de acabamento a pó, denominada Top-coat. Entre outras novidades, a nova série graneleira da marca conta com paralamas em plástico injetado, mais leve e resistente, além de sinaleiras traseiras com lentes dotadas de triângulo retrorefletivo, de forma a atender à legislação. A vedação da caixa de carga é realizada por tampas com perfis de PVC, mais resistentes.

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