FECHAR
28 de setembro de 2010
Voltar
Espaço aberto

Caminhão otimiza tamponamento de furos para explosão

Para atender às necessidades da produção da mina do Sossego, da Vale, a Britanite desenvolveu um veículo apropriado para o tamponamento dos furos dos explosivos com capacidade para realizar esse serviço em até 100 perfurações de 12,5” de diâmetro em um turno de trabalho de oito horas. Com isso, o caminhão tamponador, implementado sobre chassi de caminhão Mercedes Benz 2831K, proporciona o dobro de produção em relação ao método convencional, realizado com retroescavadeiras.

Além de transportar a brita em sua caçamba, o equipamento conta com uma bica e sistema de despejo, possibilitando o rápido tamponamento dos furos. Ricardo Daniel da Silva, gerente de assistência técnica ao cliente da Britanite, explica que a solução proporciona outras vantagens, como o melhor confinamento do explosivo e a maior segurança dos brinéis durante o tamponamento.

Como o caminhão é operado pela própria empresa, que pertence ao grupo CR Almeida, a mineradora reduz o tráfego de equipamentos na área de explosão, com ganhos de eficiência e de custo na operação. “Além disso, a correta aplicação da brita nos furos evita uma excessiva quantidade dela no material desmontado, reduzindo a contaminação do minério com estéril”, ele explica.

www.britanite.com