FECHAR
FECHAR
05 de junho de 2018
Voltar
Veículo de Defesa / Apoio à segurança nacional

Produzido em Sete Lagoas, o Guarani é um dos principais recursos terrestres do arsenal militar brasileiro

Segundo o coronel Everton Pacheco da Silva, chefe da Seção de Blindados da Diretoria de Material do Exército Brasileiro, o programa tem como finalidade desenvolver e adquirir uma moderna família de blindados sobre rodas para o Exército Brasileiro. “Além de renovar a frota das viaturas obsoletas, o Ministério da Defesa optou por nacionalizar esse tipo de veículo”, acrescenta o militar, destacando que o Guarani deve substituir gradualmente o lendário veículo blindado Urutu, com cerca de 40 anos de atuação nas Forças Armadas brasileiras.

Segundo Medeiros, desde a inauguração da fábrica em Sete Lagoas já foram produzidas cerca de 300 unidades do Guarani, que – além do Exército Brasileiro – também já foram comercializadas no exterior. “A mais recente aquisição foi realizada em 2017, com a entrega de 60 unidades do novo veículo”, diz ele.

Segundo o coronel Pacheco da Silva, o contrato em vigor – específico para a produção seriada do Guarani – foi assinado em 22 de novembro de 2016, entre o Comando Logístico (COLOG) e a Iveco, prevendo a aquisição de 1.580 viaturas até o ano de 2038.

Instalado em uma área de 30 mil m², sendo 18 mil m² de área construída, o complexo industrial em Minas Gerais recebeu investimentos que ultrapassam R$ 100 milhões, incluindo o desenvolvimento do blindado. “Quando a fábrica foi idealizada, já estava nos planos a produção de outros veículos militares para as Forças Armadas Brasileiras e a intenção de exportar para a América Latina e outros continentes”, complementa o executivo. “A partir da produção local, já comercializamos 16 unidades do blindado para as Forças Armadas do Líbano, em 2015.”

BLINDADO

O Guarani é um veículo anfíbio blindado, que possui a facilidade de locomover-se tanto em terra firme quanto em águas de rios, lagos ou mesmo no mar. Sua principal finalidade é de deslocar as tropas, tanto em missões de patrulhamento quanto em situações de combate armado.

Com tração 6X6, o veículo tem capacidade para transportar até 11 pessoas e pesa 18 toneladas, podendo chegar a 110 km/h. Em suas dimensões básicas, o blindado possui 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura, o que permite que seja facilmente aerotransportado (confira gráfico abaixo).