FECHAR
30 de maio de 2011
Voltar
Editorial

A tecnologia a serviço da eficiência nos canteiros

Nos últimos anos, a evolução tecnológica dos equipamentos para construção vem contribuindo para a maior segurança, qualidade e produtividade nos canteiros de obras, proporcionando redução nos prazos e maior retorno, tanto para as construtoras como para os contratantes dos projetos. Os visitantes da feira Conexpo 2011, realizada em Las Vegas, tiveram a oportunidade de conferir in loco as novas tecnologias que os fabricantes do setor desenvolveram com esse propósito.

Esta edição da revista M&T traz uma reportagem com os principais lançamentos apresentados na Conexpo 2011, alguns deles já em operação em nossos canteiros de obras. Durante o evento, a Sobratema apresentou ao mercado internacional as oportunidades de negócios no Brasil com a divulgação de um detalhado estudo do mercado da construção, quando também divulgou a feira M&T Peças e Serviços, a primeira mostra da América Latina dedicada ao setor de serviços de manutenção, assistência técnica, peças de reposição e locação de equipamentos.

Se a evolução tecnológica vem contribuindo para a maior eficiência nas obras de engenharia, algumas práticas do passado ainda persistem entre empresas com menos acesso às informações, comprometendo a manutenção da frota e os investimentos realizados nos ativos de produção. Por esse motivo, esta edição também traz uma entrevista com o professor Fernando Cézar de Mattos, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), especialista em restituição de integridade de equipamentos, análise de falhas e desenvolvimento de procedimentos de manutenção.

Além dos ensinamentos do especialista, que detalha as boas práticas para a manutenção de guindastes sob a ótica do desgaste provocado pela frequência na sua utilização, publicamos também uma reportagem sobre cuidados com a lubrificação, algo fundamental para que os equipamentos alcancem maior vida útil com altos índices de disponibilidade e produtividade. Esperamos que o resultado esteja à altura de suas necessidades profissionais.

 

Uma boa leitura.

 

Paulo Oscar Auler Neto

Vice-presidente da Sobratema.