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Revista M&T - Ed.68 - Dez/Jan 2002
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Equipamento II

A nova versõ da Volvo L220

Motor trabalha eletronicamente conjugado com a transmissão e três computadores monitoram funções em tempo real

A nova carregadeira L220E da Volvo, classe de 33 toneladas, foi desenvolvida para operar como uma máquina inteligente. Com motor eletrônico Volvo D12C de 352 CV, a L220E se diferencia pelo torque elevado. O motor trabalha eletronicamente conjugado com a transmissão, gerando respostas rápidas em todos os movimentos. Complementarmente, o sistema de direção permite manobras mais suaves e exatas, enquanto o sistema hidráulico e o exclusivo braço de elevação, com cinemática TP, desagrega facilmente os mais diversos materiais.

A cinemática TP combina um alto torque de desagregação em todo o alcance de trabalho com excelente ação paralela do braço de elevação. Essas características combinadas com a grande altura de elevação e o longo alcance tornam esse sistema eficiente — tanto no carregamento com caçambas, quanto no trabalho com implementos, como garfos e braços de movimentação de material.

As caçambas podem variar de 4,5 a 14 m3, dependendo da densidade do material. Podem se equipadas com lâminas retas ou em "V", e vários tipos de dentes e segmentos, para adequá-las ao tipo de material que está sendo escavado. Garras para o manuseio de toras também estão disponíveis. Todos são implementos originais Volvo, projetados e fabricados para utilização otimizada com cinematismo TP. Funções hidráulicas extras podem ser equipadas para facilitar operações com cargas.

A suspensão do braço de elevação (Boom Suspension System BBS), opcional, cujo amortecimento é feito por acumuladores a óleo/gás, conectados aos cilindros de elevação, absorvem impactos e eliminam as oscilações comuns durante a movimentação em t


A nova carregadeira L220E da Volvo, classe de 33 toneladas, foi desenvolvida para operar como uma máquina inteligente. Com motor eletrônico Volvo D12C de 352 CV, a L220E se diferencia pelo torque elevado. O motor trabalha eletronicamente conjugado com a transmissão, gerando respostas rápidas em todos os movimentos. Complementarmente, o sistema de direção permite manobras mais suaves e exatas, enquanto o sistema hidráulico e o exclusivo braço de elevação, com cinemática TP, desagrega facilmente os mais diversos materiais.

A cinemática TP combina um alto torque de desagregação em todo o alcance de trabalho com excelente ação paralela do braço de elevação. Essas características combinadas com a grande altura de elevação e o longo alcance tornam esse sistema eficiente — tanto no carregamento com caçambas, quanto no trabalho com implementos, como garfos e braços de movimentação de material.

As caçambas podem variar de 4,5 a 14 m3, dependendo da densidade do material. Podem se equipadas com lâminas retas ou em "V", e vários tipos de dentes e segmentos, para adequá-las ao tipo de material que está sendo escavado. Garras para o manuseio de toras também estão disponíveis. Todos são implementos originais Volvo, projetados e fabricados para utilização otimizada com cinematismo TP. Funções hidráulicas extras podem ser equipadas para facilitar operações com cargas.

A suspensão do braço de elevação (Boom Suspension System BBS), opcional, cujo amortecimento é feito por acumuladores a óleo/gás, conectados aos cilindros de elevação, absorvem impactos e eliminam as oscilações comuns durante a movimentação em terrenos irregulares.

Outro importante opcional é o Confort Drive Control CDC, que permite substituir os movimentos repetidos do volante por uma alavanca. Com ele, a direção e a mudança de marchas são comandadas por um único controle de fácil operação montado no apoio de braço esquerdo.

A L220E foi projetada para funcionar full time, de dois a três turnos diários. A manutenção diária é facilitada pelo controle de nível eletrônico de todos os óleos e fluídos dos sistemas. Os pontos de manutenção são de fácil acesso — as tampas do motor são abertas facilmente por cilindros a gás, e a do radiador e ventilador é articulada para fora por meio de dobradiças. As conexões (tipo engate rápido, para checagem de pressão) estão bem agrupadas também para facilitar o acesso.

O desempenho e a operação são monitorados e controlados por uma rede eletrônica integrada Contônic 3.0. Os sistemas com três computadores monitoram funções operacionais em tempo real, armazenam todos os dados para análise e serviços e também tornam possível reprogramar e atualizar as várias funções da máquina.

Com o novo conceito de cabine da marca, Cab II o assento é ajustável conforme o peso do operador. Todos os controles e instrumentos são posicionados com precisão ergonômica, fáceis de operar. Há um exclusivo sistema de climatização interno, com filtros exclusivos e independentes.

Na Volvo L 220E, os níveis de ruídos e de emissão de gases de escape são muito baixos e o projeto e a construção dessa máquina é resultado de um cuidado ambiental complexo – após sua vida útil, 90% da L220 E pode ser reciclável.

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