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Revista M&T - Ed.274 - Junho 2023
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EDITORIAL

A hegemonia das baterias de íons de lítio

Em termos estritamente tecnológicos, as baterias de íons de lítio dominam o mercado devido à sua alta densidade de energia, capacidade de recarga rápida e alta potência de descarga

De acordo com o relatório “EV Battery Market – Global Forecast to 2027”, publicado pela consultoria Markets and Markets (M&M), o mercado global de baterias para veículos elétricos (EV) está projetado para crescer a uma taxa CAGR de 19% nos próximos anos, saltando de US$ 56,4 bilhões em 2022 para US$ 134,6 bilhões em 2027.

O exponencial crescimento desse mercado pode ser atribuído à crescente demanda de veículos elétricos, evidentemente, mas também ao aperfeiçoamento da tecnologia, ao crescente apoio a políticas e regulamentações governamentais e ao lançamento de novos e avançados modelos plug-in de EVs (Electric Vehicles).

Alguns dos principais protagonistas desse mercado em ascensão incluem empresas como CATL (China), Panasonic Holdings Corporation (Japão), LG Chem (Coreia do Sul), BYD (China), Samsung SDI (Coreia do Sul) e outras. “Espera-se que o segmento de baterias de íons de lítio seja o mais importante dessa área durante o período previsto pelo estudo”, diz a M&M.

Mesmo com o avanço de alternativas como o sódio, as baterias de íons de lítio dominam o mercado devido à sua alta densidade de energia, capacidade de recarga rápida e alta potência de carga. Como resultado, constituem atualmente a única tecnologia disponível capaz de atender aos requisitos das OEMs para o desenvolvimento de veículos elétricos, com acionamento adequado e carga rápida.

Além disso, o custo decrescente das baterias também é um fator importante que vem impulsionando a alta demanda, caindo da proporção de US$ 800-900/kWh em 2021 para cerca de US$ 130-140/kWh nos últimos anos, segundo dados do Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI). Nessa toada, os fabricantes estão se concentrando em baterias de íons de lítio e investindo em projetos para expansão da produção.

“O segmento na faixa de 50-110 kWh de capacidad


De acordo com o relatório “EV Battery Market – Global Forecast to 2027”, publicado pela consultoria Markets and Markets (M&M), o mercado global de baterias para veículos elétricos (EV) está projetado para crescer a uma taxa CAGR de 19% nos próximos anos, saltando de US$ 56,4 bilhões em 2022 para US$ 134,6 bilhões em 2027.

O exponencial crescimento desse mercado pode ser atribuído à crescente demanda de veículos elétricos, evidentemente, mas também ao aperfeiçoamento da tecnologia, ao crescente apoio a políticas e regulamentações governamentais e ao lançamento de novos e avançados modelos plug-in de EVs (Electric Vehicles).

Alguns dos principais protagonistas desse mercado em ascensão incluem empresas como CATL (China), Panasonic Holdings Corporation (Japão), LG Chem (Coreia do Sul), BYD (China), Samsung SDI (Coreia do Sul) e outras. “Espera-se que o segmento de baterias de íons de lítio seja o mais importante dessa área durante o período previsto pelo estudo”, diz a M&M.

Mesmo com o avanço de alternativas como o sódio, as baterias de íons de lítio dominam o mercado devido à sua alta densidade de energia, capacidade de recarga rápida e alta potência de carga. Como resultado, constituem atualmente a única tecnologia disponível capaz de atender aos requisitos das OEMs para o desenvolvimento de veículos elétricos, com acionamento adequado e carga rápida.

Além disso, o custo decrescente das baterias também é um fator importante que vem impulsionando a alta demanda, caindo da proporção de US$ 800-900/kWh em 2021 para cerca de US$ 130-140/kWh nos últimos anos, segundo dados do Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI). Nessa toada, os fabricantes estão se concentrando em baterias de íons de lítio e investindo em projetos para expansão da produção.

“O segmento na faixa de 50-110 kWh de capacidade deve liderar o mercado de baterias EV durante o período de projeção”, estima a consultoria, destacando a faixa em que opera a maioria das baterias utilizadas nos veículos elétricos atuais.

Geralmente, a utilização da capacidade da bateria depende do desenvolvimento da frota de EV, bem como da capacidade requerida por veículo, que geralmente está acima de 50 kWh e 12 kWh para BEVs (Battery Electric Vehicles) e PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles), respectivamente. Uma vantagem da bateria de 50-110 kWh é o carregamento rápido a um preço mais baixo, mantendo a alta eficiência energética.

Como resultado, os principais players do mercado apostam nessa faixa para se manter na concorrência. Resta aguardar por estratégias relacionadas ao descarte seguro desses produtos, que em um futuro muito próximo devem inundar o setor. Boa leitura.

Silvimar Fernandes Reis
Presidente do Conselho Editorial

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