FECHAR
02 de março de 2012
Voltar
Editorial

A engenharia a serviço do bem-estar socia

Algumas obras se destacam pelo porte, outras pela solução de engenharia, pela logística adotada e há ainda aquelas cuja principal característica é a somatória dos benefícios gerados para a sociedade. Nessa última categoria se incluem as obras de saneamento, que apesar de utilizarem métodos construtivos na maioria das vezes já dominados pelas construtoras nacionais, resultam em melhoria da saúde pública e bem-estar social.

Esta edição da revista M&T traz um exemplo clássico nessa área ao apresentar o programa de saneamento de Vitória (ES), que está prestes a se tornar a primeira capital brasileira com 100% de esgoto coletado e tratado. Nossa reportagem visitou a capital capixaba e constatou que, com a execução de um elenco de obras relativamente simples, como a construção de redes coletoras pelo sistema de abertura de valas, a implantação de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) e de um emissário submarino, a cidade passará a contar com índices compatíveis com os de países industrializados no que se refere a saneamento básico.

Embora a obra apresente algumas inovações tecnológicas nessa área, como a utilização de georadar para mapeamento do subsolo, seu principal mérito está no fato de o governo priorizar o programa e investir recursos públicos para que a população de Vitória pudesse atingir tal nível de desenvolvimento humano.

Outra reportagem desta edição, estampada na capa da M&T, também exemplifica como a boa engenharia pode contribuir para a melhoria da sociedade e das condições de vida dos cidadãos. O tema, nesse caso, é a evolução das usinas de asfalto, cujas novas tecnologias em termos de mobilidade, controle de processo e de emissões estão proporcionando ganhos de qualidade e de produtividade nas obras de pavimentação de estradas, com o adicional de causar menos impacto ambiental que as usinas do passado. Para um país cuja malha rodoviária se encontra em péssimo estado de conservação, a ponto de comprometer a segurança dos usuários e o escoamento da produção, evoluções tecnológicas como essa são sempre bem-vindas.