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Revista M&T - Ed.281 - Fev/Mar - 2024
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COMBUSTÍVEIS

A ascensão do diesel renovável

Nos EUA, a alteração da regulamentação para máquinas pesadas off-road pode elevar o consumo de diesel renovável nos próximos anos, diz especialista da AEM

Para entender o potencial do diesel renovável e seu papel no que se espera que seja um futuro mais verde e sustentável para o setor de construção, é importante antes compreender o que se espera dos combustíveis tanto no curto quanto no longo prazo.

Em novembro de 2022, o California Air Resources Board (CARB) aprovou emendas à sua regulamentação off-road com o objetivo de reduzir ainda mais as emissões do setor.

Ao alterar o regulamento para o segmento fora de estrada, o comitê passou a exigir que as frotas eliminem gradualmente o uso de equipamentos a diesel mais antigos e poluentes na Califórnia, além de proibir a adição de máquinas com alta emissão às frotas e determinar o uso de diesel renovável R99 ou R100 em veículos fora de estrada movidos a diesel.

O novo regulamento entrou em vigor a partir de 1º de outubro (com requisitos válidos a partir de 1º de janeiro de 2024). Ainda como parte do anúncio da regulamentação, o CARB afirmou que o programa deve gerar mais de US$ 5 bilhões em benefícios para a saúde entre 2024 e 2038.

“Regulamentações como essa variam de um estado para o outro, mas essa em particular representa um verdadeiro divisor de águas”, disse David Bolderoff, gerente de frotas para os Distritos Sanitários do Condado de Los Angeles.

Com a alteração da regulamentação CARB Off-Road entrando em vigor, espera-se que o consumo de diesel renovável aumente significativamente nos próximos anos.

O diesel “renovável” tem uma composição química e estrutural muito semelhante à do diesel de petróleo, embora seja frequentemente composto por gorduras e óleos (incluindo resíduos animais, óleo de cozinha usado, resíduos de óleo vegetal, óleo de palma bruto e gordura residual, dentre outras fontes).

De acordo com Bolderoff, o que realmente diferencia o diesel renovável de seus equivalentes, como o diesel de p


Para entender o potencial do diesel renovável e seu papel no que se espera que seja um futuro mais verde e sustentável para o setor de construção, é importante antes compreender o que se espera dos combustíveis tanto no curto quanto no longo prazo.

Em novembro de 2022, o California Air Resources Board (CARB) aprovou emendas à sua regulamentação off-road com o objetivo de reduzir ainda mais as emissões do setor.

Ao alterar o regulamento para o segmento fora de estrada, o comitê passou a exigir que as frotas eliminem gradualmente o uso de equipamentos a diesel mais antigos e poluentes na Califórnia, além de proibir a adição de máquinas com alta emissão às frotas e determinar o uso de diesel renovável R99 ou R100 em veículos fora de estrada movidos a diesel.

O novo regulamento entrou em vigor a partir de 1º de outubro (com requisitos válidos a partir de 1º de janeiro de 2024). Ainda como parte do anúncio da regulamentação, o CARB afirmou que o programa deve gerar mais de US$ 5 bilhões em benefícios para a saúde entre 2024 e 2038.

“Regulamentações como essa variam de um estado para o outro, mas essa em particular representa um verdadeiro divisor de águas”, disse David Bolderoff, gerente de frotas para os Distritos Sanitários do Condado de Los Angeles.

Com a alteração da regulamentação CARB Off-Road entrando em vigor, espera-se que o consumo de diesel renovável aumente significativamente nos próximos anos.

O diesel “renovável” tem uma composição química e estrutural muito semelhante à do diesel de petróleo, embora seja frequentemente composto por gorduras e óleos (incluindo resíduos animais, óleo de cozinha usado, resíduos de óleo vegetal, óleo de palma bruto e gordura residual, dentre outras fontes).

De acordo com Bolderoff, o que realmente diferencia o diesel renovável de seus equivalentes, como o diesel de petróleo e o biodiesel, é a maior densidade de energia, em torno de 5%.

“Isso é importante, pois quanto mais energia você tiver no combustível, menos precisará para produzir a mesma quantidade de trabalho”, disse Bolderoff. “Embora seja bastante difícil superar as propriedades do diesel, o renovável é um pouco melhor e apresenta uma queima mais limpa.”

O diesel renovável é um combustível parafínico (com um número de cetano superior a 65, o que indica sua qualidade de combustão), apresentando ainda vantagens como ponto adequado de turvação (cloud point), combustão eficiente, aumento da vida útil do motor, redução dos custos de manutenção, menor pegada ambiental (de 65 a 90% de redução de carbono), desempenho superior em climas frios e boas propriedades de armazenamento, sendo ainda essencialmente inodoro.

Atualmente, o grosso do consumo de diesel renovável nos EUA ocorre na Califórnia. Mas há apenas dois anos, o Oregon era o único outro estado norte-americano onde o diesel renovável era consumido. No entanto, isso está prestes a mudar.


Segundo especialista, diesel renovável tem densidade energética 5% maior que o diesel comum e o biodiesel

De acordo com a agência Energy Information Administration (EIA), espera-se que a produção de diesel renovável nos EUA mais do que dobre nos próximos dois anos, em um esforço para atender à crescente demanda e aos requisitos regulatórios crescentes.

“Como tendência, o que estamos vendo é o setor do petróleo apoiar o diesel renovável”, observou Bolderoff. “Já se gasta muito tempo e dinheiro na conversão de refinarias. Portanto, devemos ter uma produção significativamente maior nos próximos anos.”

DROP-IN

A característica mais notável do diesel renovável – que deve impactar positivamente sua adoção – é o fato de ser um combustível “drop-in”, ou seja, que pode ser facilmente misturado ao diesel comum e ao biodiesel.

Ainda mais importante, o diesel renovável atende ao mesmo padrão de certificação ASTM D975 que o diesel com teor de enxofre ultrabaixo. “Temos visto muitos projetos de infraestrutura que exigem o uso de combustíveis alternativos, mas os profissionais da construção não precisam comprar novos equipamentos”, disse Bolderoff.

“Embora não seja necessariamente recomendável misturá-lo regularmente, se você tiver meio tanque de diesel de origem fóssil, pode completar com combustível renovável tranquilamente, pois não terá nenhum efeito negativo ou prejudicial.”

Como ainda não houve uma adoção generalizada, não existem orientações detalhadas sobre como o diesel renovável deve ser usado. De acordo com Bolderoff, os manuais de serviço e operação dos equipamentos geralmente apresentam algumas páginas sobre biodiesel, mas nada especificamente sobre combustível renovável.

Mais recentemente, observou o especialista, as OEMs emitiram declarações afirmando que, se o combustível atender ao padrão ASTM D975, seu uso não prejudica o motor e, portanto, não anula a garantia. “Portanto, se houver uma boa compreensão do que o combustível oferece do ponto de vista de eficiência e redução de emissões, pode-se usá-lo em processos de licitação”, disse Bolderoff.

A expectativa do especialista é de que a demanda por diesel renovável decole em breve, em grande parte devido ao aumento da regulamentação do setor off-road.

“À medida que o setor de construção comece a avaliar como cumprir as diferentes regulamentações, vai precisar de um entendimento maior das opções disponíveis, sem deixar de considerar as implicações relacionadas à produtividade, segurança e capacidade de manutenção de veículos e equipamentos”, concluiu.


​​​​​​​Saiba mais:
AEM:
www.aem.org

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