FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 123 - 01/2010

Wirtgen inaugura fábrica na Alemanha

Ocupando uma área de 11 mil m2, a fábrica recém-inaugurada pela Wirtgen em Windhagen, na Alemanha, foi concebida para oferecer alta flexibilidade nas mudanças na linha de montagem. O sistema exige a adoção de modernas soluções tecnológicas, já que a instalação se destina à produção de máquinas de grande porte, com uma grande quantidade de subsistemas cujos parâmetros variam de um modelo para o outro.

Na nova unidade, destinada à produção de mineradoras de superfície e demais equipamentos de grande porte, a empresa já está montando o modelo 4200 SM, com 200 t de peso operacional, que atua na escavação de valas e mineração superficial em rocha sã. A fábrica dispõe de um sistema logístico próprio, com depósito composto de mais de 4 mil peças para máquinas especiais.

Ela também é equipada com instalação para o revestimento a pó sintetizado, que obedece às mais recentes diretrizes ecológicas da União Europeia, e é capaz de processar peças grandes, com até 12 m de comprimento. A fábrica tem capacidade para produzir até quatro mineradoras de superfície por vez. O tempo de montagem final de uma mineradora de superfície modelo 2500 SM é de quatro semanas. A máquina maior, modelo 4200 SM, pode ser montada em oito semanas.

Em 2008, a Wirtgen fabricou mais de 40 máquinas grandes para mineração a céu aberto. Segundo a empresa, os modelos 2200 SM e 2500 SM são os de maior demanda, pois podem ser utilizados nos mais variados tipos de rochas com alta capacidade de produção. Esses equipamentos também são comercializados na América Latina, onde o atendimento fica por conta da Ciber, do Rio Grande do Sul, que pertence ao grupo Wirtgen.