FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 126 - 01/2010

Usina de asfalto ganha status de obra de arte

Concebida para ser um equipamento compacto, que possibilite mobilizações rápidas e baixo custo de infraestrutura na sua instalação, a usina de asfalto Kompakt, da Ciber, está fazendo história no que se refere à estética e funcionalidade. Após vencer a segunda edição do prêmio Idea/Brasil, versão nacional do concurso de design norte-americano International Design Excellence Award (Idea), o equipamento conquistou a categoria bronze na premiação promovida pela Industrial Designers Society of America (IDSA), uma das mais conceituadas
do mundo.

Walter Rauen, presidente da Ciber, explica que o desenvolvimento da usina não se pautou apenas na solução de questões técnicas de produção de asfalto, mas também na sua funcionalidade e comunicação visual, cuja concepção contou com o apoio do escritório Bertussi Design Industrial. “Qualidades técnicas e estéticas resultam em vantagens competitivas e reforçam o perfil inovador da empresa”, diz ele.

Ele ressalta que essa preocupação acompanha os desenvolvimentos das demais empresas pertencentes ao grupo alemão Wirtgen, do qual a Ciber faz parte. “O conceito de ergonomia avançada marca presença em todas as linhas do grupo, como os rolos compactadores Hamm e as vibroacabadoras Vögele.” A usina Kompakt foi lançada no mercado brasileiro durante a M&T Expo 2009, mas antes mesmo da realização da feira ela foi apresentada a um público de outro perfil: entre abril e junho deste ano, o equipamento integrou a mostra de design brasileiro realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo.