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Revista M&T Edição 123 - 01/2010

Tracbel inaugura nova filial em São Paulo

Estimulada pelo aumento nas vendas de equipamentos em São Paulo, onde as operações da empresa cresceram 102% em 2008, com a comercialização de 170 unidades, a Tracbel inaugurou uma nova filial na cidade. O estabelecimento faz parte de um plano de investimento de R$ 100 milhões, até 2011, para a ampliação dos pontos de vendas e de assistência aos clientes, bem como na área de locação da empresa.

“Dos investimentos previstos, cerca de R$ 30 milhões serão destinados a nossa área de locação, sendo que já aportamos R$ 17 milhões, o equivalente a mais da metade desse volume”, afirma Luiz Gustavo Pereira, vice-presidente da Tracbel. O restante ficará dividido em tecnologia da informação, comunicação e marketing e novas instalações, entre outras iniciativas previstas.

O executivo ressalta que a queda da demanda do setor de mineração, que representava 25% dos negócios da Tracbel, foi compensada por outros segmentos de mercado. “Ela vem sendo suprida pelas obras de infraestrutura contempladas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Federal e pela construção civil.” Nesse último mercado, aliás, Luiz Gustavo observa uma tendência de expansão na demanda por máquinas compactas, motivo pelo qual ele planeja mais que dobrar a venda de minicarregadeiras da marca Volvo, encerrando o ano com cerca de 250 unidades comercializadas, contras as 120 de 2008. “Esses equipamentos são muito versáteis para obras de edificações ou mesmo em construções viárias.”

Ele ressalta que essa versatilidade se deve ao fato de as minicarregadeiras assumirem diversas funções numa obra com a simples troca de implementos, como caçamba, garfo, vassoura, fresadora, rolo compactador e outros. “Isso viabiliza sua aplicação não apenas em áreas com pouco espaço, mas também em obras de rodovias, segmentos no qual registramos grande demanda pelo impremento de fresa, por exemplo.”

Em 2008, a empresa comercializou 1.540 máquinas e este ano projeta um crescimento de 10%, com um aumento nas receitas de R$ 530 milhões para R$ 570 milhões. Parte do faturamento não deverá vir apenas da venda de equipamentos e dos serviços de manutenção e de peças para os clientes. Ela também aposta na expansão do mercado de locação, segmento no qual a empresa pretende atuar de forma mais intensa.

O executivo afirma que a nova unidade vem integrar uma rede composta por mais de 20 pontos de vendas espalhados pelo Brasil e consolida a presença da empresa em São Paulo, onde iniciou suas atividades em 2005. “Considerando as nossas instalações em Sumaré e Marília, as operações no estado já representam 30% dos negócios da companhia, sendo que metade desse resultado vem da Região Metropolitana de São Paulo, da Baixada Santista e do Vale do Paraíba.” Aliás, essa será a área de abrangência da nova filial, que fica localizada próxima à saída da capital paulista, na zona oeste da cidade.

Ainda este ano, a empresa planeja inaugurar outra filial em Ribeirão Preto e um centro de distribuição em Pederneiras. Fora de São Paulo, está previsto o início das operações de mais uma unidade no Pará. Com isso, Luiz Gustavo ressalta que a distribuidora consolida sua atuação em toda a região norte e sudeste do País e prepara-se para iniciar as atividades também nos estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal.