FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 148 - 08/2011

Sandvik instala primeiro"trem" de britagem móvel no Brasil

O conjunto móvel de britagem foi adquirido pela Baltt Empreiteira e locados pela Camter, que atua nas obras de expansão da BR-222, rodovia que liga Fortaleza a Sobral, no Ceará. Trata-se de três conjuntos móveis atuando paralelamente, sendo um britador de mandíbulas na fase primária, outro cônico na britagem secundária e uma planta de peneiramento de três decks na finalização do processo.

O material explorado é granito, com pedras de até 600mm. Ele é despejado no britador de mandíbulas, com boca de alimentação de 1250x700mm e segue em fluxo contínuo de carga para o britador cônico, de onde a brita é reduzida até chegar à granulometria de 25 a 100mm. Por fim, a peneira dupla de três decks faz a seleção final do material. As britas são armazenadas em pilhas de até 5 metros de altura, layout conseguido graças aos transportadores de correias com comprimento e desenho diferenciados.

De acordo com a Sandvik, os britadores e as peneiras são montados sobre esteiras e acionadas hidraulicamente, o que permite sua operação ao longo de toda extensão da obra na BR-222. As maquinas podem ser transferidas a uma nova área recomendada pelo projeto rapidamente, não só por sua flexibilidade, mas também pelo baixo custo de translado e rápida instalação. “As máquinas são fáceis de instalar e de operar, o que é essencial para o trabalho em regiões distantes como as dessa obra”, avaliza Rogério Baltt, diretor da empresa que leva o seu sobrenome.

 

04/08/2011
04/08/2011