FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 160 - 08/2012

Montadoras testam sistema de interatividade automotiva

Em uma experiência inédita realizada em Frankfurt, na Alemanha, o projeto simTD (Mobilidade Segura Inteligente) vem realizando testes de campo do sistema “car-to-X communication” (C2X).

Com participação da Mercedes-Benz, BMW, Daimler e Ford, o projeto de quatro anos tem como objetivo ampliar a segurança no trânsito, contemplando 120 veículos integrados por uma mídia social on-line para a troca de informações sobre as condições de trafegabilidade em tempo real. Uma das principais vantagens do sistema é a detecção prévia de obstáculos e situações de risco, permitindo uma ação preventiva do condutor.

A coleta e a transmissão das informações de trânsito são realizadas pelos próprios veículos, sem que o condutor precise desviar sua atenção. As tecnologias testadas incluem luz de freio eletrônica, sistema de alerta de obstáculos, assistente de sinais de trânsito, gerenciamento de tráfego e outras. A intenção é que o sistema seja empregado em larga escala e em todos os tipos de veículos. “Estamos convencidos de que a comunicação C2X desempenhará um papel importante na mobilidade do futuro”, afirmou Christian Weiss, líder do projeto simTD.