FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 127 - 01/2010

Komatsu amplia linha fabricada no país

A escavadeira PC350LC-8, de 36 t de peso operacional, já figura como mais um modelo da linha de equipamentos da Komatsu com fabricação na unidade industrial do Brasil. A empresa anunciou a iniciativa para o melhor atendimento aos clientes, diante da crescente demanda do mercado por modelos de maior porte. “Vários clientes brasileiros já adquiriram a PC350LC-8 e todos têm se mostrado satisfeitos com seu desempenho e com o suporte oferecido pela empresa”, afirma Agnaldo Lopes, gerente de marketing da empresa.

Equipada com motor de 260 hp (a 1.950 rpm), que atende às normas internacionais de controle de emissão de poluentes (EPA Tier III), a máquina apresenta uma economia de combustível de 15% em relação ao modelo anterior, conforme explica o executivo. Seu nível de consumo, aliás, pode ser acompanhado pelo operador por meio do indicador Eco, integrado ao monitor da escavadeira.

A máquina já vem equipada com o sistema de monitoramento via satélite da Komatsu (Komtrax) como item de fábrica e conta com quatro modos de operação, acionados com um simples toque de botão: o modo econômico, o que ajusta a vazão para uso de implementos hidráulicos, outro para elevações e um que privilegia a máxima potência. Nesse último caso, o equipamento atinge uma força de escavação de 20.500 kgf e uma força de fechamento do braço de 26.400 kgf.

Entre outras características, Lopes cita ainda o sistema de autodesaceleração da máquina e a presença de um dispositivo que informa quando ela permanece mais de cinco minutos com o motor ligado, sem acionamento do sistema hidráulico. “Trata-se de um equipamento diferenciado, com itens de tecnologia que não existem em outros modelos da sua categoria.” A preocupação com a facilidade de acesso para as manutenções também norteou o projeto da PC350LC-8.