FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 140 - 11/2010

Indústria de implementos registra forte crescimento

O mercado de implementos rodoviários registrou crescimento de 52,21%, de janeiro a setembro de 2010. O resultado é reflexo do crescimento da economia brasileira, com destaque para os segmentos da construção civil, agronegócios e indústria automotiva, de acordo com estudo do Departamento de Estatísticas da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

A entidade mapeou que 120.706 implementos das linhas leve e pesada foram comercializados no período de referência, ante as 79.304 unidades em igual período de 2009. A expectativa da Anfir é de que as empresas do setor encerrem o ano com crescimento da ordem de 40%, com cerca de 161 mil implementos vendidos.

O presidente da  entidade, Rafael Wolf Campos, alerta que, embora o segmento esteja registrando crescimento em suas vendas, alguns fatores ainda preocupam os empresários da área. “As dificuldades dos nossos clientes em obter rapidamente os financiamentos para a retirada dos produtos é a principal delas. Também estamos preocupados com o término da redução do IPI (Importo sobre Produtos Industrializados), programado para 31 de dezembro de 2010. Ainda temos pela frente a obrigatoriedade da instalação do protetor lateral e do rastreador em automóveis, que passa a vigorar a partir de 1º de janeiro e 1º de abril do próximo ano, respectivamente”, conclui Campos.