FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 124 - 01/2010

Ferramentas ampliam a eficiência na escavação

Durante a M&T Expo 2009, a Metalúrgica Ecoplan lança uma nova linha de ferramentas de penetração do solo (FPS), composta por pontas de alta penetração projetadas para proporcionar maior desagregação do material, com ganhos de eficiência na escavação e carregamento. Segundo Roberto Cardia, diretor da empresa, as ferramentas são indicadas para aplicação em escavadeiras e retroecavadeiras, apresentando um perfil mais longo e pontiagudo que os modelos convencionais. “Com isso, elas ganham maior poder de penetração, o que resulta em ciclos de carregamento mais rápidos, economia de combustível e menor solicitação de esforço por parte do sistema hidráulico”, diz ele.

As novas FPS são produzidas em aço Me12, com liga de manganês, cromo, níquel e molibdênio, passando por três etapas de tratamento térmico (normalização, têmpera e revenimento) para atingir elevada resistência ao desgaste. Elas apresentam uma dureza de 450 a 500 HB (brinell), com limite de escoamento de 130 kg/mm² e resistência à tração de 160 kgf/mm².

Além dessa ferramenta, a Ecoplan produz cerca de 400 modelos de FPS, entre pontas, suportes e cantos para aplicação em diferentes modelos de equipamentos de movimentação de solos. De acordo com Cardia, a empresa fornece uma média de 25 mil unidades/mês para os mercados de construção, mineração e produção de agregados, desenvolvendo modelos adequados a diferentes necessidades de resistência a impacto, abrasão e maior durabilidade dos componentes.