FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 157 - 05/2012

Ferramenta calcula suporte para patolas

Com atuação voltada ao treinamento de operadores de plataformas aéreas de trabalho, a instituição IPAF lançou uma ferramenta de conversão que ajuda o operador a calcular corretamente o tamanho apropriado das placas de apoio às patolas desse tipo de equipamento, para a maior segurança nos trabalhos em alturas elevadas.

Segundo a entidade, as placas de apoio devem ser sempre utilizadas em plataformas aéreas de lança telescópica (boom) quando totalmente suportadas pelos seus estabilizadores (patolas), a menos que uma avaliação de risco indique que tais recursos não são necessários. A ferramenta de conversão possibilita aos operadores a compreensão  rápida dos pesos e  das cargas que necessitam ser considerados ao usar as placas de apoio.

Ao inserir o peso da máquina e identificar os diferentes tipos de solos, o operador pode calcular o tamanho e o tipo de placa de apoio necessária. Além das dimensões corretas, essas placas devem ter rigidez e resistência suficiente para a distribuição das cargas sobre a área necessária. “O grande problema é que os fabricantes atualmente usam uma variedade de unidades para a medição de pressões relativas de apoio,” diz Chris Wraith, diretor técnico da IPAF. “A ferramenta de conversão torna isso mais claro e fácil para os operadores que procuram orientação imediata.”

 

30/05/2012