FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 146 - 06/2011

Empresário propõe estatal para planejamento de transportes

Tomando como exemplo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), que coordena as ações, planejamentos e investimentos do governo federal na área de energia elétrica, o presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor), José Alberto Pereira Ribeiro, propôs a criação de uma estatal responsável pelos grandes projetos do Estado na área de transportes.

“Nosso sistema logístico necessita de uma estrutura de planejamento de médio e longo prazo em nível governamental, pois sua ausência limita os horizontes também do setor privado em suas decisões de investimento em infraestrutura, diretamente ou em parceria com o próprio governo”, justifica Ribeiro.

Ele ressalta que, sem a EPE, que cumpre esse papel no setor de energia, dificilmente o país teria viabilizado grandes projetos como as hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte. “Diante da escala e do nível de complexidade da nossa economia, o planejamento de investimento em infraestrutura, a partir de uma empresa de projetos, é vital e sua ausência representa um entrave para o desenvolvimento do país.”

13/06/2011
13/06/2011