P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 144 - 04/2011

Consórcio define a frota para a obra de Belo Monte

A construção da hidrelétrica Belo Monte, o maior projeto de geração de energia em implantação no Brasil nas últimas três décadas, começou a trilhar seus primeiros passos com a definição de alguns fabricantes que irão fornecer os equipamentos necessários para sua execução. O Consórcio Construtor Belo Monte concluiu o processo de seleção e negociação para a compra de todos os equipamentos de movimentação de solos a serem utilizados, como escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, tratores de esteiras, motoniveladoras e rolos compactadores, assim como os caminhões necessários para o transporte de solos e rochas.

A Caterpillar foi a escolhida para fornecer os equipamentos de terraplenagem adquiridos pelo consórcio, em um total de 685 unidades, e os caminhões serão da marca Mercedes-Benz, totalizando 540 veículos. Segundo Mário Humberto Marques, diretor de equipamentos da Construtora Andrade Gutierrez, essa frota corresponde apenas aos equipamentos adquiridos pelo consórcio construtor, sem considerar as máquinas que serão locadas para a execução de Belo Monte.  “A aquisição de equipamentos próprios deverá movimentar investimentos pouco acima de R$1 bilhão”, ele avalia.

Atualmente, o consórcio está negociando a aquisição das caçambas para os caminhões adquiridos, bem como as perfuratrizes hidráulicas e instalações de britagem. O próximo passo, de acordo com Mário Humberto, envolverá a compra das centrais de concreto, dos guindastes móveis e de torre, entre outros equipamentos relevantes para a construção de Belo Monte. Ele ressalta que os fornecedores selecionados deverão oferecer garantia em assistência técnica, estoque de peças e treinamento dos operadores do consórcio. “Eles precisarão disponibilizar até mesmo equipamentos e conjuntos completos para pronta substituição.”

Por ter um layout muito “espalhado”, a construção da hidrelétrica deverá ocorrer simultaneamente em cerca de quatro ou cinco áreas distintas (sites), cada uma delas equipada com uma oficina central para a manutenção dos equipamentos, assim como suas respectivas oficinas volantes e comboios de lubrificação e abastecimento. “Diante das necessidades que prevemos para a assistência em manutenção e em peças de reposição, o Consórcio Construtor Belo Monte marcará presença nas feiras M&T Peças e Serviços e Construction Expo para identificar os melhores fornecedores”, diz Mário Humberto.

 

25/04/2011
25/04/2011